CuriosidadeUniversoQual a origem da Lua?

Qual a origem da Lua?

Img Mobile - Qual a origem da Lua?

A Lua, satélite natural da Terra que apresenta extrema beleza, desperta a curiosidade de muitas pessoas. Como teria surgido essa estrutura fascinante? A resposta para essa pergunta não é fácil, pois existem inúmeras teorias para o surgimento da Lua no universo.

A teoria mais aceita pelos astrônomos é de 1975 e afirma que a lua se formou por meio de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte. Isso teria acontecido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

A teoria do Grande Impacto foi proposta pelo Instituto de Ciências Planetárias de Tucson e pelo Instituto Harvard de Astrofísica.

Outra teoria, publicada em 1873, pelo astrônomo Francês Edouard Albert Roche, diz que a Terra e a Lua teriam se formado ao mesmo tempo e pela mesma matéria. Segundo essa explicação, a Terra teria começado com uma bola de gás que depois resfriou e se contraiu, lançando um anel de gás que se aglutinou até formar a Lua. No entanto, essa teoria não foi aceita porque a Lua é menos densa e tem um conteúdo de ferro bem menor que o da Terra.

Já segundo a teoria de Thomas Jefferson Jackson, de 1909, a Lua teria se formado em outra parte do sistema solar e teria sido capturada pelo campo gravitacional da Terra. Essa teoria também foi descartada.

Teorias à parte, o que realmente sabemos sobre a Lua é que ela é a grande atração das noites de céu aberto.



+ Sobre essa Curiosidade: Astronauta Lua Cheia Satélites
Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais são as frutas mais estranhas do mundo?
  • As 26 celebridades mais inteligentes do mundo
  • A Partícula de Deus (Vídeo)
  • Para onde vai o esgoto urbano?
  • Como avaliar meu imóvel?
  • Noite oficial dos Ovnis no Brasil
  • Top 15 coisas que os pais de adolescentes de 15 anos vão vivenciar
  • Animais herbívoros podem comer carne?

Você Sabia?

Só os mamíferos bocejam.