CuriosidadeHistóricasQual a origem do termo "Segurar vela"?

Qual a origem do termo "Segurar vela"?

Img Mobile - Qual a origem do termo

Você já parou para pensar em como as pessoas que viviam na Idade média, antes da descoberta da energia elétrica, faziam para realizar suas tarefas durante a noite ou mesmo quando a luz do sol era insuficiente?

Nessa época as pessoas acendiam velas para tudo, para jantar, tomar banho, costurar, cozinhar, ler e namorar. Entre os membros da realeza ninguém se candidatava a essa tarefa, considerada menor, por isso cabia aos serviçais a função se segurar o candelabro enquanto seus senhores realizavam suas tarefas.

Mesmo durante as relações sexuais, alguns nobres desejavam ter alguma fonte de luz por perto e não raro convocava um serviçal que deveria ficar de costas até o ato ser consumado.

Veio daí o termo “segurar vela”, que significa estar entre um casal sem participar da brincadeira. Hoje em dia usamos essa expressão para indicar uma situação onde um casal e uma pessoa solteira saem juntas.

Para os jovens não existe nada mais indesejado do que segurar vela para alguém, afinal todos querem ter sua própria companhia, mesmo quando não houver iluminação.



+ Sobre essa Curiosidade: Beijo Namoro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A origem do beijo na boca

    Em praticamente todas as culturas, o beijo é considerado uma demonstração de afeto. Amigos costumam se beijar no rosto como um ato de cumprimento ou de desp...
    Leram 38543 Vezes

  • As 10 Melhores Curiosidades sobre o Beijo

    1. Os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amant...
    Leram 57161 Vezes

  • Doenças transmitidas pelo beijo na boca

    Você sabia que existe uma lista de doenças que podem ser transmitidas por um simples beijo na boca? Pois é, parece que sair por aí beijando diversas pessoas...
    Leram 35183 Vezes