Históricas

Qual é a origem do uso de unhas compridas e pintadas?

Conheça a história por trás desta curiosidade!

A moda de deixar as unhas crescerem para poder pintá-las teve seu início na década de 1920. Antes disso, as mulheres raramente tingiam suas unhas com óleo ou pigmentos naturais. No entanto, com a popularidade das unhas pintadas, o verniz passou a ser disponibilizado para que todas as mulheres enriquecessem sua vaidade.

Na época, muitas mulheres “recatadas” não se atreviam a pintar suas unhas porque elas viam isso como algo muito chamativo, o que mudou depois de estrelas de Hollywood como Rita Hayworth, brilhar nas telas do cinema ao usar esmaltes vermelhos em suas unhas. Com o sucesso, muitas mulheres começaram a copiar o estilo e adotar o glamour de Hayworth.

Passando esmalte na unha

No entanto, a tradição de pintar as unhas, surgiu mesmo a 3200 aC. Naquela época, os antigos egípcios pintavam suas unhas, para distinguir as classes sociais. Os mais ricos egípcios pintavam as unhas com uma cor mais escura, enquanto os egípcios mais pobres pintavam de tonalidades claras.

ANÚNCIOS

Leia também:
Quem inventou o esmalte de unha?

Qual a origem do batom?

O surgimento das unhas falsas

ANÚNCIOS

Unha postiça

A moda relacionada as unhas foi um marco na história e em 1954, nasceu a versão inicial da unha artificial, patenteado por Fred Slack, um dentista, que havia quebrado unha no trabalho e precisava de uma substituta. Slack desenvolveu com seu irmão, falsas unhas feitas de acrílico dental, e obteve uma falsa unha tão realista que logo se tornou extremamente popular entre as mulheres em todo o mundo.
Esta tendência tem sido constante nos últimos anos, mas durante os anos de 1960, as mulheres preferiam uma aparência mais natural e, portanto, raramente pintavam suas unhas. No entanto, os anos 80 significaram o retorno de moda e, desde então, a prática tem sido tão popular que hoje é considerada uma verdadeira arte.

Sobre o Autor