Ciências

Quem descobriu o magnetismo da Terra?

Os gregos foram os primeiros a observar o fenômeno do magnetismo na Terra.

Os primeiros a observar o magnetismo na Terra foram os gregos. Eles tentaram explicar esse fenômeno e foram os responsáveis pelo descobrimento da pedra magnetita, que atraía espontaneamente o ferro.

Um teste dos gregos com a magnetita indicou que a pedra, quando suspensa no ar, virava sempre para a mesma direção. A partir dessa constatação, Tales de Mileto, matemático e filósofo, afirmou que a tal pedra tinha “alma” e conseguia atrair matérias. Na verdade, eles não imaginavam que o fenômeno acontecia por causa do magnetismo natural do planeta.

Com o passar dos anos, os chineses criaram a primeira bússola primitiva, confeccionada com uma colher de magnetita, e conseguiram comprovar o magnetismo. Com o tempo, os cientistas confirmaram que a Terra é, na verdade, um grande imã, com os pólos magnéticos Norte e Sul.

A existência do Campo Magnético da Terra foi estudada por pesquisadores como Georg Hartmann e Robert Norman. Vale lembrar que o magnetismo terrestre é resultado das correntes elétricas presentes no núcleo do planeta, que é formado por ferro e níquel em estado líquido.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor