Universo

Sobre o asteroide NT7 e o fim do mundo em 2019

Cientistas indicavam que um asteróide poderia colidir com a Terra em 1º de fevereiro de 2019.

Uma teoria de que um asteroide poderia colidir com a Terra em 1º de fevereiro de 2019 movimentou o universo científico. De acordo com os primeiros relatos, este asteroide seria o objeto mais ameaçador já encontrado no espaço. Essa afirmação foi feita por Benny Peiser, pesquisador da Universidade John Moores, de Liverpool, na Inglaterra.

Contudo, depois de meses monitorando o movimento do asteroide, os astrônomos anunciaram que ele não irá colidir com o nosso planeta. Os cientistas concederam ao asteroide o nível 0,6 de perigo, baseado na escala de grau de ameaça de Palermo.

O corpo celeste teria aproximadamente 2 quilômetros de diâmetro. Caso ele viesse a se chocar com a Terra a uma velocidade de 28 quilômetros por segundo, o impacto seria mais do que suficiente para destruir um continente inteiro. A colisão também causaria diversas mudanças climáticas.

Asteroide (89959) 2002 NT7

ANÚNCIOS

Chamado de asteroide NT7, o corpo celeste foi avistado pela primeira vez pelo Observatório Linear do Novo México, nos Estados Unidos. Depois de muitos cálculos, os astrônomos concluíram que a possibilidade do asteroide se chocar com a Terra é mínima, pois ele passará mais longe do que o previsto do planeta Terra.

asteroide vindo em direção a Terra, Ilustração

Segundo o cientista Don Yeomans, da NASA, é possível desconsiderar qualquer possibilidade de choque do corpo celeste com a Terra em 1° de fevereiro de 2019, porém os cientistas não descartam a hipótese do asteroide entrar em rota de colisão com a Terra no futuro, possivelmente em 2060.

ANÚNCIOS

Data do texto: 06/07/2015
Atualizado em: 28/12/2018

Veja também:

Quais foram as últimas datas do fim do mundo?

Sobre o Autor