CuriosidadeCiênciasSupercondutores

Supercondutores

Img Mobile - Supercondutores

O que são os supercondutores?
Supercondutores são os materiais que têm a propriedade de conduzir a corrente elétrica sem nenhuma resistência e, consequentemente, sem perda de energia.

Os supercondutores têm comportamentos bastante estranhos para o senso comum. Por exemplo: com condutores comuns, quando se cria corrente num fio circular fechado e em seguida se retira a fonte de energia, a corrente desaparece em fração de segundo, devido à resistência do fio. No entanto, num supercondutor, a corrente nunca desaparece. Ela se mantém permanente, por inércia, da mesma forma que a Terra gira ao redor do Sol num movimento permanente

As pesquisas atuais mostram que poucos materiais apresentam a propriedade da supercondutividade. E quando ela pode ser obtida é a temperaturas muito baixas (-150ºC), o que torna sua utilização comercial praticamente inviável.

O grande desafio científico nessa área está sendo obter materiais que apresentem a supercondutividade em temperaturas próximas à temperatura ambiente, para torná-los acessíveis.

Os materiais supercondutores poderão desempenhar, no futuro, um papel importantíssimo. Vejamos algumas aplicações:
- A possibilidade de se construírrem linhas de transmissão de energia elétrica com material supercondutor evitaria a perda de energia por aquecimento dos fios, como ocorre nas redes de transmissão atuais.

- A propriedade dos ímas permanenntes "flutuarem" sobre supercondutores, quando percorridos por corrente elétrica, possibilitaria a construção e operação de trens que desenvolverão velocidades superiores a 500 km/h, levitando sobre trilhos magnetizados.

Todos os aparelhos que funcionam à base de eletricidade sofrerão uma mudança radical.

Fonte:
Sala de Fisica



Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Buraco negro no centro da Via Láctea
  • Conheça a polêmica origem do biquíni e sua história de evolução
  • O Papiro de Ahmes ( ou Rhind) e o Papiro de Moscou
  • Curiosidades da França
  • Sexo surgiu a 380 milhões de ano atrás
  • A Fundação Chan Zuckerberg Science
  • A História do Papel
  • O Chocolate em perigo de extinção?

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.