Curiosidade › Animais › Top 10 Animais do Ártico que Sobrevivem ao Frio Extremo

Top 10 Animais do Ártico que Sobrevivem ao Frio Extremo

Img Mobile - Top 10 Animais do Ártico que Sobrevivem ao Frio Extremo

Confira os dez animais do Ártico que conseguem sobreviver ao frio extremo. Confira na lista: Urso Polar, Raposa-do-ártico, Lobo-do-ártico, Coruja-das-neves, Rena, Foca, Tubarão-da-groenlândia, Beluga e o Narval.

1. Urso Polar



O urso polar é um dos animais do Ártico que melhor se adaptam ao frio desta região do planeta, graças ao seu pelo e a camada de gordura sob a pele que o protege. Embora se alimente de diferentes animais, suas iscas favoritas são filhotes de focas e renas. Pode ser encontrado nas regiões da Groenlândia, Islândia, Rússia, Alasca e Canadá.

Urso Polar


2. Raposa-do-ártico



A Raposa do Ártico destaca-se por seu pelo denso e branco que oferece proteção contra baixas temperaturas. Alimenta-se de pequenos mamíferos e algumas aves, embora suas presas preferidas sejam os lemingues, pequenos roedores que também vivem nas regiões árticas.

Raposa-do-ártico


3. Lobo-do-ártico



Além de ser outro animal que pode ser encontrado no Ártico é também um dos mais bonitos graças ao seu pelo branco. Alimenta-se de pequenos mamíferos, Lagópode-branco e focas. Sua distribuição é excepcionalmente escassa porque está em perigo de extinção. De fato, atualmente só pode ser visto em liberdade em algumas ilhas ao norte do Canadá e da ilha da Groenlândia.

Lobo-do-ártico


4. Lebre-ártica



A lebre-ártica é um animal com cerca de 60 centímetros de comprimento e que vive na região ártica. Ela gera de 2 a 5 filhotes por ano e o tempo de gestação é de aproximadamente 50 dias. Alimenta-se principalmente de brotos, algumas folhas e pequenas ervas que crescem sob a neve. Pode ser encontrada em algumas regiões da Groenlândia e do Canadá.

Lebre-ártica


5. Coruja-das-neves



Este animal ártico é uma das poucas aves que podem ser adaptadas ao clima extremo desta região. É semelhante à coruja comum, mas com uma plumagem branca. Alimenta-se de pequenos roedores, assim como alguns descendentes de outros animais maiores. Pode ser encontrado no Canadá, na Groenlândia, na península escandinava, na Rússia, Alasca e nas regiões mais setentrionais dos Estados Unidos.

Coruja-das-neves


6. Rena



Além de ser um animal famoso por puxar o trenó do Papai Noel, esse mamífero é caracterizado por ser um dos maiores herbívoros que podem ser encontrados nas regiões árticas. As renas podem ser encontradas no Alasca e no Canadá, na estepe russa e em algumas regiões da Noruega.

Rena


7. Foca



As focas comuns são um dos animais mais importantes das regiões árticas, uma vez que estão espalhadas em grandes áreas e são o alimento de muitos outros animais com os quais compartilham o ecossistema. Esses mamíferos passam tanto tempo fora da água quanto no interior, onde se alimentam principalmente de peixes.

Foca


8. Tubarão-da-groenlândia



O Tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus) é conhecido pelo seu grande tamanho entre 6 e 7 metros e por sua longevidade, já que ele pode viver centenas de anos, já encontraram um tubarão-da-groenlândia que pode ter 512 anos, podendo ser encontrado nas águas do Canadá e da Groenlândia, no Oceano Atlântico Norte.

Eles não são grandes caçadores, já que sua velocidade deixa muito a desejar, então geralmente atacam suas presas quando estão procurando carniça para se alimentar.

Tubarão-da-groenlândia


9. Beluga



Além das baleias, outro dos cetáceos que se estende pelas regiões mais frias do Oceano Ártico é a beluga. Este cetáceo de aparência pálida se alimenta de diferentes peixes, como o salmão. Esse animal vive ameaçado de extinção devido à poluição dos mares e à atividade humana.

Beluga


10. Narval



Finalmente, um dos animais mais marcantes que vemos nas regiões do Ártico é o narval, que algumas vezes descrito como um Beluga possui uma presa muito alongada que a diferencia de outras espécies de cetáceos, embora esta presa seja presente apenas nos machos da espécie.

Narval



+ Sobre essa Curiosidade: Frio Gelo
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Catagelofobia - O Medo do Ridículo

    A origem do termo Catagelofobia vem da palavra grega "Katáguelos" que significa zombaria, ridículo + a palavra "fobia" que significa medo. Podemos assim diz...
    Leram 7112 Vezes

  • Frio causa gripe ou resfriado?

    Quem nunca acordou com sintomas de resfriado ou gripe depois de passar um dia exposto ao frio intenso? Apesar desse fato ser comum, não existem evidências c...
    Leram 19182 Vezes

  • Por que os médicos são tão frios?

    Você, em algum momento da vida, já deve ter passado em consulta com um médico frio e sem reação. Essas são características de muitos profissionais da saúde....
    Leram 17479 Vezes

  • O local mais frio do mundo

    Juliana Cunha Revista Superinteressante – 11/2009 Imagem - Ridge A - ©Nasa/divulgação Ainda existe um lugar, na Terra, onde o homem jamais pisou. Ele ...
    Leram 18350 Vezes

  • Porque só forma gelo em cima do rio ou lago?

    Você já reparou que o gelo só se forma sobre rios e lagos em países com inverno rigoroso? Isso acontece por que a camada de gelo age como um isolante térmic...
    Leram 20392 Vezes

  • Quando derreterá todo o gelo glacial?

    Legítima ou não, a preocupação acerca das condições climáticas têm monopolizado muitas discussões ao redor do mundo. Gigantescos icebergs se desprendem regu...
    Leram 9384 Vezes

  • Os diferentes tipos de gelo

    Existem diferentes tipos de gelo, um sólido cristalino regular composto por moléculas de água. Entre as moléculas do cristal de gelo existem ligações de...
    Leram 19052 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês
  • Tempestade Magnética (Tempestade Solar)
  • Arca de Noé - Verdade ou ficção
  • Pesquisadores estudam meio para que humanos recebam órgãos de porcos
  • Táquion
  • 20 Regras de Etiqueta Adaptadas ao Mundo Moderno
  • O curioso spray de vidro líquido
  • Cientista da IBM é primeira mulher a receber (Nobel da Informática)

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.