CuriosidadeTecnologiaGeração do MP3 não conhece as letras das músicas

Geração do MP3 não conhece as letras das músicas

Img Mobile - Geração do MP3 não conhece as letras das músicas
Img - Geração do MP3 não conhece as letras das músicas




A crescente adoção de formatos digitais de música pode estar impactando diretamente em sua apreciação como um todo, apontou uma pesquisa realizada pelo National Year of Reading, do Reino Unido.

Segundo o The Inquirer, a pesquisa mostrou que mais da metade dos novos fãs não tem qualquer idéia a respeito das letras das músicas que ouvem por nunca terem lido suas transcrições. A pesquisa mostrou que, mesmo com centenas de sites dedicados a letras de músicas na internet, a maior parte da nova geração digital desconhece o que está cantando, ou erra ao achar que sabe.

O site Daily Star, explicou que a NYR culpa também o desaparecimento de letras das composições nos encartes que acompanham os CDs. O título da matéria no Daily Star é referência à canção “Purple Haze”, de Jimi Hendrix. Um dos versos diz “Excuse me while I kiss the sky” (na tradução, “com licença, vou ‘beijar o céu’ “, numa alusão às alucinações provocadas por drogas) mas o trecho é freqüentemente ouvido como “Excuse me while I kiss this guy” (na tradução, “dê-me licença enquanto beijo este rapaz”). É o exemplo mais famoso do fenômeno apontado pelo National Year of Reading e inspirou um website dedicado a catalogar todos os exemplos conhecidos de “misheard lyrics”, o kissthisguy.com.

Foram entrevistados 4.000 adultos, sendo que metade acredita que hoje as transcrições estão mais inacessíveis que há cinco anos. De todos os entrevistados, 62% afirmou que sites de letras freqüentemente estão errados, percepção que aumenta para 75% no público entre 18 e 25 anos de idade, noticiou o Telegraph. Honor Wilson-Fletcher, do National Year of Reading, afirmou que a audiência quer poder ler e apreciar as composições, citando que 77% dos compradores de música via download deseja poder ler as letras oficiais como parte do serviço prestado pelos sites.

Fizemos uma pequena pesquisa, sem nenhuma validade estatística, com colegas de redação, pessoas na rua e alguns músicos profissionais, que não quiseram se identificar. A maioria dos entrevistados admitiu não saber com exatidão as letras de algumas das músicas de que gostam. Entretanto, quase todos os entrevistados disseram que isso não é um problema. Um dos músicos, professor de guitarra elétrica na cidade de São Paulo, foi mais longe: “os trovadores medievais não andavam por aí com folhetos ensinando a letra para o público. Mesmo no século XX, os encartes de discos só começaram a vir com as letras impressas lá pela década de 70. E saber ou não uma letra de música nunca foi problema para as pessoas. Essa pesquisa [do National Year of Reading] parece ser a tentativa de chamar a atenção para um problema que não existe”. Para o músico, embora seja comum “ouvir errado” a letra de certas canções, o público deve ser capaz de entender o que está sendo cantado. “Se [um ouvinte] não conseguir entender o que o cantor diz, isso é um problema educacional, não de falta de letra impressa”.

Já o The Inquirer, sempre irônico, comentou que algumas vezes mesmo conhecendo as letras elas não farão o menor sentido.

Fonte:
Geek

Retirado desse site:
http://www.severomoreira.net/2008/08/01/geracao-do-mp3-nao-conhece-as-letras-das-musicas/





Img - Geração do MP3 não conhece as letras das músicas
+ Sobre essa Curiosidade: mp3 musica letras de musica som som digital
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Curiosidades Curiosas 13
  • Mosquitos ajudam no combate à malária e à filariose
  • Curiosidades sobre a palavra UBUNTU (Distribuição do Linux)
  • Grafologia
  • Você sabia que a felicidade é uma opção?
  • O que pode provocar demissão por justa causa?
  • Os animais também têm curiosidade...
  • Como é sorteada a Mega-Sena e quais os maiores prêmios já pagos?

Você Sabia?

A pele humana é renovada 1.000 vezes ao longo da vida.