CuriosidadeCiênciasPequena Era Glacial

Pequena Era Glacial

Img Mobile - Pequena Era Glacial
Img - Pequena Era Glacial




A Terra passou por uma Pequena Era do Gelo há alguns séculos atrás. Esse momento foi marcado por um arrefecimento do planeta. Esse fenômeno aconteceu na chamada Era Moderna.

Segundo climatologistas, essa pequena era glacial aconteceu entre os séculos XVI e XIX, entre os anos 1650 e 1850. O período foi marcado por temperaturas negativas, separadas por intervalos de temperaturas quentes.

O período mais frio da Pequena Era Glacial na Terra aconteceu ao mesmo tempo que uma queda profunda nas tempestades solares, fenômeno conhecido como Mínimo de Maunder.

No século XVII, a Pequena Era Glacial obrigou os Vikings a abandonaram a Groenlândia. Nesse período, a Finlândia perdeu cerca de um terço da sua população. Na Inglaterra, o Rio Tamisa congelou pela primeira vez em 1607.


Leia também: Era Glacial em 2014.


Em 1780, a região de Nova Iorque, nos Estados Unidos, também passou por um frio intenso. Outro fato ocorrido nesse período foi o aumento significativo das geleiras nos Alpes, que cobriram aldeias e mataram milhares de pessoas.

Durante a Pequena Era Glacial não existia mar aberto em torno da Islândia. Para muitos pesquisadores, o aquecimento gradual do planeta Terra ao longo dos séculos corresponde a um período de recuperação depois da Pequena Idade do Gelo.

A Terra começou a esquentar, principalmente, depois da Revolução Industrial. Atualmente, cientistas acreditam que o nosso planeta possa voltar a viver uma nova Pequena Era do Gelo.





Img - Pequena Era Glacial
+ Sobre essa Curiosidade: Era do Gelo 2014 Clima Gelo
Comentários:

Curiosidades Relevantes