CuriosidadeCotidiano10 maneiras estranhas de estimular o sono

10 maneiras estranhas de estimular o sono

Img Mobile - 10 maneiras estranhas de estimular o sono

Está sem sono? Saiba que muitas pessoas no mundo sofrem de insônia, uma condição caracterizada por uma grande dificuldade de adormecer e adquirir as horas de sono suficientes para o pleno descanso.

Mas não precisa se desesperar. Separamos aqui 10 dicas estranhas, porém eficientes, para estimular o sono. Confira!


1. Teste seu sono



Deite-se no início da tarde, segurando uma colher e coloque uma bandeja de metal no chão. Quando você cair no sono, vai automaticamente soltar a colher, que se chocará com o metal. Ao ouvir o barulho e despertar, olhe para o relógio e veja quanto tempo se passou. Se você cair no sono dentro de cinco minutos depois de fechar os olhos, isso significa que você está com uma severa privação de sono. Se você demorar até dez minutos para dormir, isso indica que você está tendo problemas para obter uma boa noite de descanso. Agora, se o sono veio depois de 15 minutos, tudo está ok!


2. Participe de um show do sono



Você sabia que existe um evento dedicado a dormir? O Robert Rich's Sleep Concerts é um evento no qual as pessoas levam um travesseiro, um saco de dormir ou um colchão de ar. Estes shows anuais acontecem por cerca de oito horas. O objetivo é simplesmente dormir. Por isso, o show traz uma música ambiente extremamente lenta.


3. Durma em sua própria cama



Dormir em uma cama confortável é fundamental para uma boa noite de sono. Nada pode ser mais confortável do que sua própria cama, nem mesmo uma cama em um hotel de luxo. Pesquisadores estudaram cérebros dormindo e chegaram à conclusão de que quando ficamos em algum lugar novo, nossos cérebros parecem passar a primeira noite em modo de vigilância. Já em nossa cama, o sono vem mais rapidamente.


4. Durma como seus ancestrais faziam



Se você desperta no meio da noite e fica acordado por cerca de uma hora, isso não significa que você sofre de insônia. Roger Ekirch, professor de História da Virginia Tech, descobriu que o homem nem sempre dormiu 8 horas por noite. Em vez disso, dormíamos em dois períodos mais curtos, dentro de um intervalo de 12 horas. Isso significa dormir um sono de três a quatro horas, depois ficar em vigília e dormir novamente. Ainda hoje, algumas pessoas adotam o sono bifásico.


5. Use um headset vibratório



A Rythm, uma startup francesa, criou um dispositivo chamado Dreem, um headset que usa vibrações que podem ajudar as pessoas a aproveitarem ao máximo suas horas de descanso. Segundo a empresa, o Dreem usa vibrações no crânio para otimizar a qualidade do sono. O Instituto de Pesquisa Biomédica das Forças Armadas Francesas e uma equipe de pesquisa da Universidade Paris Descartes estão atualmente usando o Dreem em ensaios clínicos para avaliar seu efeito em pessoas com rotinas de sono não convencionais.


6. Assista a vídeos chatos



Se você simplesmente não consegue se desconectar, procure filmes bem chatos no Netflix ou no Youtube. Ao assistir um documentário sobre a arte de Bonsai, por exemplo, seu sono vai chegar mais rapidamente.


7. Ouça um podcast maçante



Drew Ackerman é um contador de histórias maçantes. Ao ouvir esse tipo de narração em um podcast, fica mais fácil dormir. Vale dizer que Ackerman é o escritor, produtor e narrador do popular "Sleep With Me Podcast", que conta histórias chatas para fazer você dormir.


8. Durma dentro de um cubo



Enquanto viajamos, podemos dormir em diferentes lugares. Mas você já pensou em dormir dentro uma cápsula em formato de cubo? Os chamados Snooze Cubes estão presentes em alguns aeroportos pelo mundo. São quartos pequenos, com uma cama de solteiro e um local para a bagagem. Os cubos custam cerca de 20 dólares por hora.


9. Fale com um treinador de sono



As pessoas mais velhas frequentemente têm problemas para dormir. Conversar ao telefone com um treinador de sono e manter um diário de sono noturno melhora significativamente a qualidade do sono e reduz a insônia. Um estudo sobre o coaching de sono confirmou que a terapia por telefone é eficiente e econômica para quem sofre de insônia.


10. Envie mensagens de texto para um robô



Um aplicativo chamado Insomnobot 3000, lançado em setembro de 2016, permite que as pessoas que não conseguem dormir possam enviar mensagens de texto para um robô amigável. É possível trocar mensagens entre as 23:00 e as 5:00 da manhã.



+ Sobre essa Curiosidade: Sono

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Perseguição de OVNI quase acaba em abdução
  • O que é uma conexão VPN e para que serve?
  • Mulheres têm mais memória do que os homens
  • Por que os orientais têm os olhos puxados?
  • As previsões de Lee DeForest
  • A curiosa história de Joana d'Arc
  • Nova tecnologia identifica possível risco de doenças mentais em adolescentes
  • Porque os pernilongos cantam antes de atacar suas vítimas

Você Sabia?

Os elefantes são os únicos animais do planeta que não conseguem pular.