CuriosidadeCotidianoVocê tem Oniomania?

Você tem Oniomania?

Img Mobile - Você tem Oniomania?

A Oniomania é um transtorno compulsivo. O problema pode atingir homens e mulheres, em todas as classes sociais. Trata-se de uma compulsão por compras.

Considerada uma doença, a oniomania precisa ser tratada com o acompanhamento especializado de um psiquiatra ou psicólogo. A palavra Oniomania vem do grego onios, que significa à venda, e mania, que quer dizer insanidade. Esta é a nomenclatura para uma doença com grande ocorrência nos dias de hoje: a compulsão por compras.

Também conhecida como síndrome do comprar compulsivo, a doença começou a ser estudada em 1915, por Kraepelin, e em 1924, por Bleuler.


Como a oniomania se manifesta?



A oniomania vem sendo discutida em estudos sobre saúde mental há mais de 100 anos. Segundo os pesquisadores, as facilidades para comprar, tão presentes na sociedade moderna, agravaram o problema.

Hoje, as pessoas que sofrem desse transtorno compram de forma descontrolada por meio da internet, dos catálogos de produtos, das vendas realizadas por canais de televisão e telefone, entre outros meios.

Os estudos mostram que a doença atinge mais as mulheres. O problema se manifesta por meio de uma necessidade incontrolável de comprar coisas. Muitas vezes, essas compras são completamente desnecessárias na vida do comprador, sendo realizadas apenas por causa da compulsão.

É preciso ficar atento aos padrões de consumo para identificar o transtorno. A doença pode trazer sérios prejuízos financeiros, além de gerar sentimento de culpa, ansiedade e depressão.


Tratamento da oniomania



A oniomania pode ser tratada com terapia, individual e em grupo. Alguns médicos também optam por receitar medicamentos contra ansiedade e calmantes para os pacientes com o transtorno. O caso de cada pessoa deve ser analisado individualmente.

A oniomania se enquadra no campo dos transtornos mentais e de personalidade. O perfil das pessoas que têm essa doença inclui personalidade forte e imediatista, bom nível cultural, inteligência e perfeccionismo. Segundo os psiquiatras, apesar de terem um nível de inteligência maior do que a média da população, os portadores de oniomania não utilizam essa característica na vida.

A compulsão domina estas pessoas e, por isso, o impulso de comprar sempre fala mais alto. É como uma fixação ou um vício incontrolável.

Sacolas de Compras

Os prejuízos causados aos compulsivos são muitos. Em geral, eles contraem dívidas altíssimas em cartões de crédito e bancos, o que compromete a renda, os relacionamentos e a vida familiar.

Algumas pessoas, quando são privadas dos recursos para as compras, podem chegar a roubar. Mesmo assim, a oniomania não pode ser considerada um desvio de caráter. Ela é uma doença séria e com consequências graves e, por isso, precisa ser tratada o quanto antes.

As pessoas que sofrem desse transtorno também podem desenvolver outras compulsões, como a necessidade de comer muito, trabalhar muito ou fazer muito exercício físico. Tudo na vida dessas pessoas acontece de maneira exagerada.

Durante o tratamento, é comum que os pacientes sofram crises de abstinência, semelhante às que acontecem com usuários de drogas e bebidas. Se você tem estes sintomas compulsivos, procure um psiquiatra!



+ Sobre essa Curiosidade: Mania Fobia
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Angrofobia, o medo de ficar irritado

    Alguns de nós conseguimos controlar a raiva melhor que outras. Nesse mundo estressante em que vivemos, onde o trânsito, educação ou a falta dela, corrupção,...
    Leram 4715 Vezes

  • O que é Alodoxafobia?

    A Alodoxafobia é uma fobia peculiar, que se manifesta pelo medo irracional e paralisante de lidar com a opinião dos outros. Pessoas que sofrem desta fobia t...
    Leram 12336 Vezes

  • O que é atelofobia?

    A Atelophobia é um tipo de fobia caracterizada pelo medo de não ser bom o bastante ou não se sentir suficiente. Essa fobia desenvolve nos pacientes uma angú...
    Leram 96489 Vezes

  • Fobias

    Veja uma lista das mais diferentes fobias de A a Z. A Automatonofobia - medo das estátuas de cera, criaturas animadas - tudo o que represente um ser vi...
    Leram 22181 Vezes

  • O que é a Bibliofobia?

    Você é um bom leitor? Gosta de ter acesso a livros novos e está sempre buscando uma boa obra para apreciar? Se as respostas para estas perguntas forem sim, ...
    Leram 8072 Vezes

  • O que é nomofobia?

    A nomofobia é uma perturbação mental dos tempos modernos. Esse problema é caracterizado por uma forte angústia causada pela incapacidade de comunicação por ...
    Leram 58901 Vezes

  • O que é Pogonofobia?

    A pogonofobia é um medo muito estranho e inusitado. Essa fobia é caracterizada por um pavor irracional de barbas. A aversão aos homens de barba tem sintomas...
    Leram 16352 Vezes

  • Pistantrofobia

    Se você já passou por algum trauma ou decepção muito grande com alguém na vida, sabe que, em muitos casos, é difícil perdoar. O processo de aceitação e perd...
    Leram 18078 Vezes

  • O que é estruminofobia?

    A Estruminofobia é mais uma fobia estranha que atinge algumas pessoas. Esse medo incontrolável está relacionado ao ato de morrer defecando. Dá para acredita...
    Leram 9017 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Imagens nunca antes vistas do túmulo de múmias alienígenas no Peru
  • Entenda por que os cientistas estão entusiasmados com as ondas gravitacionais
  • Como surgiu a continência dos militares?
  • Você tem Xenofobia?
  • Ovelha sul-africana nasce com aspecto assustador
  • Quais as celebridades mais simpáticas e antipáticas do Brasil?
  • Top 10 animais bizarros que provavelmente você nunca viu antes
  • Acho que boa parte dos Brasileiros tem! Harpaxofobia!

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.