CuriosidadeCotidiano8 dicas para ser mais esperto em relação ao dinheiro

8 dicas para ser mais esperto em relação ao dinheiro

Img Mobile - 8 dicas para ser mais esperto em relação ao dinheiro

Você já deve ter escutado que dinheiro não traz felicidade, mas, obviamente, ele ajuda a garantir uma vida mais tranquila às pessoas. Fazer com que o dinheiro esteja sempre a seu favor pode ser desafiador. Para isso, é fundamental desenvolver inteligência financeira e responsabilidade.

O dinheiro pode ser uma porta para a felicidade, mas é preciso saber ganhar, gastar e investir seus recursos com consciência.

Confira 8 dicas para ser mais esperto em relação à sua vida financeira!



1 - Compre mais experiências e menos bens materiais - Nossas experiências se tornam uma parte central de nossas identidades. Desenvolvemos uma conexão emocional mais forte com as experiências. Michael Norton, professor associado de marketing em Harvard, disse que “quando compramos coisas, acabamos sozinhos. Já as experiências são construídas socialmente”.

Mulheres comprando, sacolas de compra

2 - Use o dinheiro para beneficiar outras pessoas - Estudos indicaram que pessoas que gastam dinheiro socialmente têm um nível mais alto de satisfação. Ações de caridade parecem estar associadas a mais felicidade.

3 - São as pequenas coisas que contam - As pessoas se adaptam rapidamente a ganhos e perdas. Especialistas indicam que o melhor é comprar prazeres menores e mais frequentes, em vez de prazeres grandiosos e caros. Eventos e compras menores tendem a gerar mais novidades e impedem gastos excessivos e frustrações quando o orçamento fica mais apertado.

4 - Evite garantias estendidas - É comum tentarmos nos proteger de riscos e perdas, mas contratar garantias estendidas para produtos não vale a pena. Uma pesquisa do Consumer Report de 2013 descobriu que as garantias oferecidas pelo fabricante cobrem praticamente os mesmos custos que você teria com o reparo de algum produto eletroeletrônico, por exemplo.

5 - Atraso na satisfação - Sensações de gratificação e satisfação tardias são mais positivas. Tomamos melhores decisões quando não agimos imediatamente. Deixar um desejo para depois, pode evitar dívidas. Ou seja, deixar de lado um prazer hoje pode trazer maiores recompensas amanhã.

6 - Considere como as compras podem afetar a sua vida diária - Ao fazer grandes compras, é melhor considerar como elas afetarão sua vida diária. Toda aquisição deve trazer satisfação com a vida e evitar sofrimento psicológico.

7 - Cuidado com as compras feitas após comparação - Se comparar com outras pessoas não é um hábito saudável. E as compras por comparação sabotam nossa felicidade, fazem com que a gente compre mais do que precisa ou adquira itens que não se adaptam às nossas circunstâncias.

8 - Siga a multidão ocasionalmente - Você não precisa seguir os gostos normativos em todos os momentos. As pessoas podem nos fornecer uma fonte útil de informações sobre produtos, mas isso não significa que esses produtos serão bons para a gente. Acompanhe as pessoas ocasionalmente, mas aprenda a gastar seu dinheiro com as coisas que realmente trazem felicidade para você.



+ Sobre essa Curiosidade: Dinheiro Felicidade

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que é Alquimia?
  • Quais os provérbios mais populares no Mundo?
  • Médicos etíopes removem 122 pregos do estômago de paciente
  • A água da torneira contém antibiótico?
  • Cientistas inventaram um software que pode prever o futuro
  • Milho pode neutralizar espermatozóide
  • A origem dos antibióticos
  • Conheça uma incrível gruta antiga construída com conchas

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.