Personagens do Ursinho Pooh representam doenças mentais

O desenho Ursinho Pooh é um dos maiores sucessos da Disney, mundialmente adorado por gerações de crianças e adultos. O que muita gente não sabe, no entanto, é que os personagens da produção representam doenças mentais.

Cada personagem é verdadeiramente adorável. Todos são cheios de doçura, inocência e afeto. Mas quando analisados sob o ponto de vista dos transtornos mentais, é possível perceber comportamentos bem típicos de algumas doenças que afetam a vida de milhões de pessoas.

Embora não apareçam explicitamente no filme e nos desenhos, existem claras metáforas e traços de personalidade nos personagens de Ursinho Pooh que podem estar relacionados com doenças e transtornos, com importantes ensinamentos sobre saúde mental.

Confira as doenças que são apresentadas nas produções:



Ursinho Pooh


Ursinho Pooh
Crédito da imagem: Disney

O fofo ursinho Pooh apresenta Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, do subtipo desatento. Em muitos momentos, o personagem apresenta pensamentos dispersos e desordenados, além de fazer observações aleatórias e ter episódios de esquecimento. Além disso, ele tem compulsão alimentar por mel.

Leitão


Leitao
Crédito da imagem: Disney

O personagem é claramente ansioso. Para ele, tudo é motivo de alarme. Qualquer movimento repentino ou barulho, faz com que o Leitão se esconda. Ele pode ter o chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada.


Guru


Guru
Crédito da imagem: Disney

O pequeno canguru demonstra sinais claros de estar dentro do espectro do autismo. Ele é superprotegido por sua mãe, Can. O personagem não consegue prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor e fica sempre em perigo. Ele também prefere ficar sentado em silêncio na bolsa de sua mãe, sem muito interesse em se aventurar.


Tigrão


Tigrao
O divertido tigre tem sinais de hiperatividade e impulsividade. Ele não consegue ficar parado nem por um momento e não consegue controlar seus impulsos.


Burrinho Ló


Burrinho Lo
Crédito da imagem: Disney

O burro é um dos personagens mais tristes da literatura infantil. Seu comportamento exemplifica uma depressão grave, chamada de distimia crônica. Ele permanece em um estado perpétuo de tristeza e depressão.


Can


Can
Crédito da imagem: Disney

A mãe canguru sofre com transtorno de ansiedade social. Ela representa uma mãe solteira, que se preocupa excessivamente com o filho e que está sempre ansiosa. Também é superprotetora.


Coelho Abel


Coelho Abel
Crédito da imagem: Disney

O Coelho busca organização em todos os momentos. Ele gasta toda a sua energia contando, recontando, organizando e reorganizando tudo. Suas características se assemelham às do Transtorno Obsessivo Compulsivo.


Christopher Robin


Christopher Robin
Crédito da imagem: Disney

O pequeno menino, amigo dos animais do Bosque dos Cem Acres, é o único ser humano do desenho. Todos os personagens são animais de pelúcia e existem na imaginação da criança, ou seja, são amigos imaginários. O personagem tem características de esquizofrenia, que causa uma divisão da realidade.


Corujão


Corujao
Crédito da imagem: Disney

A coruja, super inteligente e educada, tem sinais de Dislexia e de Transtorno da Personalidade Narcisista, pois se considera a única detentora de sabedoria.


Crédito das imagens: Disney

Fontes: Ranker, Cmaj.ca


Veja também:

Quais são os personagens dos desenhos animados mais famosos no Brasil hoje?

Sinais que indicam que você pode ter um transtorno de ansiedade



O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Curiosidades sobre Icebergs
  • A Ilha Desaparecida de Atlântida
  • Quais os maiores furacões da história?
  • A busca do princípio - O Átomo
  • A Polêmica do Décimo Terceiro Signo
  • Tradutor Canino-Humano
  • Quais os presídios mais seguros do mundo?
  • Dinheiro pode comprar amizades?

Você Sabia?

Os elefantes são os únicos animais do planeta que não conseguem pular.