Conhecido popularmente como “Dança dos Planetas”, o alinhamento de cinco planetas do Sistema Solar esta acontecendo neste minuto e pode ser visto a olho nu. O fenômeno acontece a cada 18 anos e promove um verdadeiro espetáculo no céu, para aqueles que sabem o que procurar. A boa notícia é que o show esta em cartaz até o fim do mês, então você ainda tem alguns dias para aproveitar a experiência.
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão totalmente alinhados em um fenômeno que encanta. Na última madrugada (24), o espetáculo foi ainda mais especial, com a Lua “se posicionando” entre dois planetas. A “Dança dos Planetas” acontece a cada 18 anos e é considerada rara, já que acontece periodicamente mas com um intervalo grande entre os eventos.
O que torna o fenômeno realmente especial é o fato de poder ser acompanhado a olho nu da maior parte do mundo, desde que as nuvens favoreçam a visão. Olhando para o Céu, o que você deve ver? Naturalmente, sem equipamento adequado, você não vai ter uma visão privilegiada dos planetas. Ainda assim, é possível ver o alinhamento porque todos os cinco planetas estão com brilho acima da média. Isso os torna brilhantes o suficiente para serem vistos da Terra. As informações são do AccuWeather.
Se, por algum motivo, você não puder acompanhar o fenômeno… Não há motivo para lamentações, você terá outra chance em 2040. Agora, se o interesse é o de acompanhar algo espetacular nos céus, então a verdadeira boa notícia é que vão haver outras opções. A principal delas, que também não deixa de fazer parte da “Dança dos Planetas”, é a conjunção entre a Lua e Vênus, na madrugada de sábado para domingo (26).
“Na noite de sábado para domingo, será muito bonito. Talvez, seja o dia mais bonito para assistir esse fenômeno, porque a Lua estará em conjunção com Vênus. Veremos aquele ‘fiapinho’ de lua, quase na fase nova, bem perto do planeta, que estará muito brilhante“, declarou o professor aposentado do Departamento de Física da UFMG, Renato Las Casas.
A “Dança dos Planetas” é considerada um fenômeno raro mais pelo fator de visibilidade do que propriamente pelo alinhamento. O próprio professor Las Casas explica que, de certo ângulo, os planetas do Sistema Solar estão sempre alinhados em reta, independente do momento. No entanto, a cada 18 anos, o alinhamento se torna visível da Terra. Mas além do fator cientifico, existe também uma mera coincidência, como também explica o professor:
A coincidência que tem é o ciclo deles serem tais que eles são observados no mesmo lado do céu. Ou seja, se da Terra for visto esses corpos celestes em um ângulo de 180º, será possível vê-los comutantemente. Por esses dias, eles estão no ângulo de, aproximadamente, 120º
Para quem não sabia do fenômeno, ou ainda não teve a chance, vale lembrar que o alinhamento deve continuar visível pelos próximos dias, até o fim do mês. Para quem pode investir, alguns equipamentos, como um telescópio, podem ajudar a ver o fenômeno com mais detalhes; no entanto, é possível ver os planetas também a olho nu.