Animais

Aquaterrários

CURIOSIDADE: MONTAGEM DE AQUATERRÁRIOS
Um aquaterrário ou um terrário deve seguir algumas normas para que os organismos que viverão nele, não sejam prejudicados quanto ao seu habitat. O aquaterrário é um microecossistema, onde imitamos o habitat natural de alguns organismos que pretendemos manter em cativeiro.

Para a montagem de um aquaterrário, usaremos uma caixa de vidro ou uma caixa de plástico com vidro na frente e telas para a aeração ou fechados com tampas de vidro para evitar a evaporação no caso de ser um terrário só com plantas.

Se for um aquaterrário de caranguejos, devemos montar uma parte dele com água e um filtro e uma parte com terra ou cascalho e plantas. Esse tipo é para animais que dependem da água para sobreviver como por exemplo sapos, rãs, pererecas, serpentes, salamandras, etc. Para animais como aranhas, escorpiões, lagartos, etc., o procedimento é outro, nesse caso montaremos um terrário, onde vai existir uma camada de terra de aproximadamente 5 cm, rochas, cascas de árvores, tijolos, etc. e não esquecer de um pote com água. Os invertebrados como as aranhas morrem por desidratação.

O aquaterrário deve ter também um sistema de iluminação própria do animal a ser criado, imitando a luz do seu habitat natural, é preciso ter abrigos para os organismos em cativeiro, muitos gostam de pouca luz e acabam por se esconder nesses abrigos.

ANÚNCIOS

Um aquaterrário para quelônios, deve ter um sistema de filtragem bem eficiente, pois defecam muito na água, pode-se fazer um sistema de escoamento de água, sem a necessidade do uso de filtros.

O terrário, é um microsistema onde podemos manter somente plantas ou animais também, se for um terrário de solo desértico, faremos camadas de solo com areia fina, terra vegetal, cascalho colocados em camadas de 1,5cm de espessura. Usa-se comumente plantas xerófitas como cactus e ou plantas resistentes a dessecação.

Fonte:
http://aquabiotech2.tripod.com/id7.html

Sobre o Autor