Animais

Por que os olhos do meu gato parecem brilhar no escuro?

Quem tem um gato de estimação, ou já viu algum bichano de perto no escuro, já deve ter percebido que o animal parece ter olhos que brilham no escuro. Essa, que é uma característica extremamente inofensiva, acaba sendo também fonte de muito medo para aqueles mais supersticiosos. Esses animais são frequentemente associados a ideias macabras, mas não tem nada de assustador em nenhum aspecto.

Afinal de contas, os olhos dos gatos brilham no escuro? A verdade, por mais curiosos que seja, é que os olhos dos gatos não brilham no escuro. Tecnicamente, o que acontece é apenas reflexo da luz externa. Em outras palavras, num breu total, sem nenhuma fonte de luz, os olhos dos gatos se revelam. Mas como isso pode acontecer, afinal de contas? Nem todo mundo sabe, mas os olhos dos gatos possuem uma membrana específica, que é capaz de refletir a luz.

Os olhos dos gatos (mas não só eles), possui uma membrana muito específica na parte traseira. Chamada de tapetum ludicum, essa membrana também é encontrada em outros animais, como cães, ursos e outros. Por conta dessa condição, os gatos. Com essa membrana, os animais conseguem absorver a luz e, dessa forma, o reflexo acaba se tornando ainda mais intenso. Gatos são animais muito curiosos e, por conta disso, tudo ao redor dos animais acaba se tornando uma espécie de memórias. Mas essa sempre foi uma característica que, além da curiosidade, também gerava um certo medo coletivo em relação ao animal que, no escuro completo, podia ser notado apenas pelo “brilho” nos olhos.

Por mais impressionantes que sejam os olhos felinos, os gatos não possuem uma visão tão boa assim no escuro. A visão deles é bastante diferente da nossa, eles ressaltam e focam em aspectos diferentes daqueles nos quais nós focamos. No escuro, para se ter uma ideia, um gato precisa estar sete vezes mais perto de um objeto para enxerga-lo com a mesma riqueza de detalhes que o ser humano.

ANÚNCIOS

Ainda assim, como você deve saber, os gatos são geralmente excelentes caçadores. Isso porque, como foi dito, apesar de terem uma visão diferente, eles conseguem um alinhamento maior com os outros sentidos. Além do olfato, que costuma ser muito preciso, os gatos conseguem ouvir sons com muita precisão e determinar de onde eles estão vindo. Além disso, se você já assistiu algum gato caçando, sabe que eles são meticulosos e não dão botes a esmo. Para um gato chegar a avançar sobre uma presa, ele já observou tudo que havia para ser observado e sabe que tem chances de sucesso.

Gatos são animais muito fascinantes, que encantam com seus movimentos e personalidade. Os olhos sempre despertam curiosidade, mas eles não são os únicos. Cães, ursos, ovelhas, raposas e até golfinhos podem apresentar a mesma característica, exatamente porque todos esses animais (e muitos outros) possuem a mesma membrana que os gatos. Ainda assim, nem sempre esses animais atraem tanta atenção quanto os felinos e isso se deve a personalidade que os gatos geralmente ostentam.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]