As tendências dos empréstimos no mundo

As tendências dos empréstimos no mundo
Por Site de Curiosidades

Novos dados sobre os hábitos financeiros globais mostraram quais países são os maiores tomadores de empréstimos. Segundo o estudo, duas em cada cinco pessoas no mundo pegaram um empréstimo bancário entre 2013 e 2014. Na África do Sul, por exemplo, 86% dos adultos precisaram pedir dinheiro emprestado, sendo o país número um do mundo em empréstimos.

De acordo com o banco de dados global Findex 2014, que pesquisou 143 países, a maioria das pessoas afirmou que pediria um empréstimo de emergência aos pais ou aos bancos.

Empréstimos de familiares em casos de emergência são a opção mais popular na América Latina, América do Norte, Sudeste da Ásia, Rússia e Europa Oriental. Já em regiões como EUA, Norte da Europa, China e Austrália, as pessoas costumam manter poupanças, fato que torna a população mais resistente financeiramente no caso de emergências.

Em países com pouca infraestrutura financeira formal, os empréstimos formais são mais comuns. A pesquisa também perguntou como as pessoas que tinham tomado um empréstimo pretendiam gastar o dinheiro. A resposta em muitos países foi que a prioridade para os adultos seria pagar uma hipoteca ou empréstimo. Dívidas com saúde e educação também foram muito citadas na pesquisa.

Outro dado relevante do estudo é que uma em cada três pessoas em 39 países simplesmente disse que não seria capaz de levantar dinheiro no caso de uma emergência. Ainda segundo o Findex, em 21 países, menos de 10% da população iria usar suas economias da poupança para levantar fundos de emergência.