Cotidiano

Comer maçã te deixa com fome? Saiba como driblar o ‘problema’

Existem dezenas, centenas, talvez milhares, de variedades de fruta em todo o Brasil. No entanto, existem duas frutas que geralmente são vistas com mais frequência no carrinho de mercado do brasileiro: maçã e banana. Essa é a casadinha mais tradicional que existe, muito provavelmente. Ainda assim, tem muita gente que evita comer maçã por um motivo muito curioso: a sensação de fome que a fruta gera.

Parece o tipo de coisa que avó diz: não come maçã antes de dormir, porque vai te dar mais fome. E, ainda que todo mundo conheça alguém que diz isso, nem todo mundo acredita na história. Bom, fica aqui o recado de que é sim verdade. Consumir uma maçã vai preencher seu estômago, no entanto, não vai te dar sensação de saciedade.

AO QUE SE DEVE ISSO?

A maça é uma fruta rica em diversos componentes fundamentais ao corpo humano. Por isso, consumir essa fruta é muito positivo para a saúde. No entanto, algumas coisas se destacam quando o assunto é barriga cheia. As maçãs são ricas em fibras solúveis, o que deveria servir para “matar a fome”. No entanto, essas frutas também são baixíssimas em caloria. Cada 100 gramas de maçã, para se ter ideia, tem em média 65 calorias.

PUBLICIDADE

Só a nível de comparação, um tradicional pãozinho com manteiga (outro clássico do café da manhã do brasileiro), em média, empurra 200 calorias pra dentro do corpo. Não é à toa que uma mudança de dieta cause tanto estranhamento. As calorias não são vilãs do peso, como muita gente acredita. Seu excesso pode não ser bom para a saúde, mas a caloria ingerida é fundamental para o funcionamento adequado do corpo.

É pela baixa quantidade de calorias que, em geral, quando você come uma maçãzinha geralmente não se sente saciado. Mas a boa notícia é que isso pode ser contornado, para que você continue se alimentando com essa fruta incrível e passe a se sentir de barriga cheia.

Para se ter ideia, as maçãs em geral são ricas em vitaminas B1, B2, C, A e niacina. Além disso, possui quercitina e oferece uma ação anti-inflamatória e antioxidante  ao corpo. A importância das maçãs já eram conhecidas antes mesmo dos avanços da medicina em certas descobertas. Em países de lingua inglesa, existe um ditado centenário que diz “uma maçã por dia, mantém o médico longe” (an apple a day keeps the doctor away).

COMO COMER MAÇÃ E NÃO SENTIR FOME?

PUBLICIDADE

Na prática, para comer maçã sem se sentir vazio por dentro você precisa combina-la com outro alimento mais rico em caloria. Para isso, você pode picar a maçã e combina-la com mel, aveia, iogurte; ou sementes como amendoim, castanhas, amêndoas, etc.

Outra maneira de consumir maçãs elevando seu potencial de saciedade é através das famosas vitaminas. Isso mesmo, sabe as vitaminas que sua mãe fazia quando você era mais novo? Invista nelas. Maçã e banana combinados se tornam muito poderosos.

Algumas pessoas também conseguem incorporar as maçãs em pratos ‘salgados’ como em saladas frias, por exemplo, uma boa alternativa também.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]