CuriosidadeCotidianoComo funciona o alistamento militar em outros países?

Como funciona o alistamento militar em outros países?

Img Mobile - Como funciona o alistamento militar em outros países?

No Brasil, o serviço militar é obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino que tenham 18 completos. Consiste no exercício de atividades militares desempenhadas especificamente pelas Forças Armadas, que compreendem Exército, Marinha e Aeronáutica. Todas essas instancias são responsáveis pela defesa do território nacional.

Porém nem todos os países adotam essa política, na Alemanha, por exemplo, o alistamento deixou de ser obrigatório em 2011, mas vários recrutas declararam que serviriam o país voluntariamente. As autoridades alemãs acreditam que atrapalhar os planos de estudo de jovens promissores era um erro.

Nos Estados Unidos o alistamento obrigatório foi abolido em 1973, mas em 2006 foi liberada a convocação quando o número de voluntários não atinge o contingente necessário para formar um exército.

Em Portugal não existe qualquer tipo de conscrição desde 2004. No entanto, a fim de divulgar e interiorizar o papel do exército na manutenção da soberania nacional, instituiu-se o Dia da Defesa Nacional, quando os jovens são convocados a acompanhar durante uma dia as atividades das Forças Armadas. Tal obrigação existe para ambos os sexos e o não comparecimento implica no pagamento de uma multa ou na suspensão de atividades profissionais em cargos públicos.



+ Sobre essa Curiosidade: Exército Alistamento militar

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Imagens da NASA revelam ovnis decolando da Terra
  • Entenda as diferentes cores das placas de carros no Brasil
  • Mudança no clima faz com que os morcegos migrem mais cedo
  • Transformar Urina em Ouro
  • Por que as chuvas de verão no Brasil são tão intensas?
  • Quais os presídios menos seguros do mundo?
  • Descubra se você é um ímã de psicopatas
  • O Quarto Estado da Matéria

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.