CuriosidadeCotidianoComo proceder caso eu perca meu passaporte em outro país?

Como proceder caso eu perca meu passaporte em outro país?

Img Mobile - Como proceder caso eu perca meu passaporte em outro país?

O passaporte é um documento emitido no Brasil pela Polícia Federal. Segundo Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, o “Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional”.

No caso de perda ou furto do passaporte é dever do titular comunicar imediatamente as autoridades. Quando o titular do documento estiver no Brasil, ele deve procurar uma unidade da Polícia Federal com um documento de identidade para preencher o formulário "Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem". Agora, nos casos em que o titular do passaporte perde o documento no exterior, a orientação é procurar o consulado ou embaixada do Brasil para relatar a ocorrência.

O fato também deve ser comunicado à polícia do país onde o passaporte foi perdido. Após os primeiros procedimentos, o consulado do Brasil no exterior irá solicitar um passaporte de urgência.

Vale lembrar que a perda do passaporte é prejudicial aos planos de viagem, pois o viajante acaba perdendo todos os vistos que possuía. Caso o viajante decida voltar imediatamente ao Brasil, é possível solicitar ao consulado uma autorização de retorno ao Brasil (Arbis).

Ao retornar ao país, a pessoa poderá dar entrada em um novo passaporte. A lista completa dos endereços dos consulados brasileiros no exterior pode ser conferida no site: Portalconsular.itamaraty.gov.br



+ Sobre essa Curiosidade: Turismo Passaporte

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que aconteceria se a terra parasse de girar?
  • Top 10: celulares mais caros do mundo
  • O Santo Graal
  • Quais são os roteiros turísticos no Brasil mais procurados para passar o Natal e Ano Novo?
  • Aracnofobia
  • Leis Estranhas
  • Motivo de termos cera no ouvido
  • O que é o Iduff?

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.