CuriosidadeCotidianoConfira alguns fatos importantes sobre os Grãos Integrais

Confira alguns fatos importantes sobre os Grãos Integrais

Img Mobile - Confira alguns fatos importantes sobre os Grãos Integrais

Por muitos anos, pães e massas feitos com farinha branca foram alvo de má reputação por conta do excesso de carboidratos. Por causa disso, muitas pessoas começaram a incluir em suas dietas opções mais saudáveis, como a farinha integral.

Atualmente, é comum encontrarmos nos supermercados embalagens de pães e massas com o rótulo ressaltando a presença dos "grãos integrais". De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, os alimentos verdadeiramente integrais são aqueles que possuem os grãos e cereais intactos. Entre estes grãos estão cereais como o amaranto a cevada, a quinoa, o arroz, o centeio, a aveia, entre outros.

O endosperma, o germe e o farelo são os principais componentes anatômicos de um grão integral. Isso significa que o alimento integral precisa incluir todos estes elementos.

O que vem acontecendo hoje é que, mesmo com as recomendações internacionais, os fabricantes muitas vezes rotulam seus alimentos como produzidos com grãos inteiros, mas, na verdade, não seguem as especificações exigidas. Dessa forma, os alimentos possuem alguns ingredientes com características integrais, mas não podem ser considerados totalmente integrais.

Para evitar que o consumidor seja enganado, a FDA recomenda nos Estados Unidos que as pessoas procurem nos rótulos a informação: "feito com 100% de grãos". Avalie o rótulo nutricional dos produtos.


Teor de Fibra



Outra informação que merece ser checada nos alimentos considerados integrais é o teor de fibra. Os grãos integrais são ricos em fibras, mas isso não significa que todos os alimentos comercializados tenham este perfil. Verifique o teor de fibra dos produtos antes de comprar.


O que dizem os especialistas?



A American Heart Association recomenda que as pessoas consumam de seis a oito porções de alimentos com grãos por dia, especialmente os grãos integrais. Estes alimentos são importantes por várias questões, como o alto volume de magnésio, um mineral utilizado por diversos sistemas do corpo humano. Além disso, os grãos são vitais para a saúde do coração, do cérebro e dos ossos.


Versões saudáveis dos grãos integrais



Embora muitas pessoas evitem massas e pães, elas devem repensar as versões de grãos integrais destes alimentos. Os benefícios destes grãos para a saúde são muitos.

Os grãos integrais são absorvidos lentamente e gradualmente metabolizados pelo organismo, enquanto as farinhas de grãos processados são rapidamente absorvidas, levando a picos de açúcar no sangue. Dentro deste contexto, os grãos integrais são uma parte fundamental de uma dieta saudável.

Os grãos integrais, incluindo pães, cereais e massas, também ajudam a reduzir doenças relacionadas ao coração. Um estudo recente descobriu que as pessoas que comem pelo menos três porções de grãos integrais por dia reduzem em até 20% a probabilidade de morrer cedo. Além disso, comer três porções diárias de grãos integrais também reduz em 14% o risco de câncer.


Outros Benefícios



Os grãos integrais também podem ser bons para os olhos. De acordo com a Associação Oftalmológica da Califórnia, o baixo índice glicêmico dos grãos integrais pode ajudar a reduzir o risco de degeneração da visão em pessoas com idade superior a 60 anos. Além disso, a vitamina E, o zinco e a niacina encontrados nos grãos ajudam a promover a saúde geral dos olhos.

Os grãos integrais também são parte importante de um programa de perda de peso. Consulte um nutricionista e saiba como incluir os grãos em sua dieta!



+ Sobre essa Curiosidade: Emagrecimento Alimento
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • 9 alimentos que melhoram a visão

    Alguns alimentos ajudam a melhorar a capacidade de visão e evitam diversos problemas de saúde. Confira uma lista com 9 alimentos que devem fazer parte da di...
    Leram 16371 Vezes

  • Alimentos congelados estragam?

    Se você acha que os alimentos podem ser mantidos congelados por tempo indeterminado, saiba que você está errado. Mesmo dentro do congelador existe um tempo ...
    Leram 8921 Vezes

  • Curiosidades sobre Alimentos

    O Chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter, que vendeu o conceito para o seu vizinho Henri Nestlé. 30 gramas de chocolate contém cerca de 20mg d...
    Leram 32408 Vezes

  • 22 alimentos que desencadeiam enxaqueca

    A dor que uma enxaqueca traz pode ser insuportável. De acordo com nutricionistas e médicos, alguns alimentos são prejudiciais para quem sofre de enxaqueca. ...
    Leram 8319 Vezes

  • Alimentos que combatem as hemorróidas

    A hemorróida é uma doença que causa extremo desconforto e até um pouco de vergonha. Muitas pessoas deixam de procurar ajuda médica por puro tabu. Contudo, a...
    Leram 15591 Vezes

  • Origem do Cozimento dos Alimentos

    A evolução humana aconteceu juntamente com um fato que para hoje parece simples: o cozimento. Estima-se que a primeira vez em que um ser humano cozinhou al...
    Leram 15716 Vezes

  • Como escolher um alimento saudável?

    Alimentar-se de forma saudável significa escolher alimentos que melhorem sua qualidade de vida e que não tragam malefícios para a sua saúde. Alimentar-se be...
    Leram 16704 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 4 Coisas proibidas em alguns países
  • Quais as dúvidas mais bizarras do mundo?
  • Disco Voador que caiu em Goiás - Caso de 2008
  • Quais os fantasmas mais taradinhos que se tem notícia?
  • Curiosidades Curiosas 9
  • Pérolas de alguns jogadores de futebol...
  • Fotossintese Artificial
  • Como é Produzido o Plástico Biodegradável?

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.