CuriosidadeCarrosCuriosidades sobre a Fiat

Curiosidades sobre a Fiat

Img Mobile - Curiosidades sobre a Fiat

A Fiat é uma fabricante de veículos que faz muito sucesso no mundo, especialmente no Brasil. A empresa fabrica carros versáteis, modernos e econômicos, e foi inaugurada em Turim, em 11 de julho de 1899, por magnatas italianos, entre eles o Conde Brecherasio di Cocherano, Ludovico Scarfiotti e Giovanni Agnelli. Ao total foram nove membros fundadores.

A FIAT é a Fábrica Italiana Automóveis Turim, que nasceu para o desenvolvimento de carros de corrida e para competir com a França e sua indústria de automóveis.

A Fiat, por ser uma fábrica muito antiga, faz parte da história do automobilismo e da sua evolução, tendo entre seus seus modelos os primeiros carros fabricados com motores de 679 cavalos e, em 1903, um carro mais “potente”, um sucesso para a época, com motor com potência de 12 hp.

A Fiat logo tratou de colocar o seu símbolo na parte de cima do radiador. Um dos primeiros carros de sucesso da empresa era chamado de ZERO, tendo sido produzido em larga escala na Itália.

Em 1915, a empresa já era bastante popular na Europa. Durante a primeira guerra mundial, concentrou a sua produção em motores para embarcações, ambulâncias e armamentos.

Após a guerra, a produção da Fiat continuou com modelos de bastante sucesso, tais como:





Todos estes modelos foram muito importantes para que a empresa ganhasse controle absoluto na venda de veículos na Itália. Em 1920, a Fiat lançou um plano para popularizar o uso do automóvel e apostou no lançamento de veículos de sucesso, como o 503 e o 509.

Fábrica da Fiat, Lingotto, distrito de Turim, Itália
Fábrica da Fiat em Lingotto, distrito de Turim, Itália. Pista de testes no telhado.

Na década de 30, a Fiat ganhou destaque no mercado mundial com novos veículos mais acessíveis para a população, entre eles o 1500 e o 508 Balila.

Na Segunda Guerra Mundial, mais uma vez as instalações fabris da empresa foram usadas para a produção de armas bélicas, incluindo até mesmo estruturas de aviões. Depois das batalhas da Segunda Guerra Mundial, a Fiat lançou no mercado o carro 1400, incluindo o modelo a Diesel.

Na década de 60, a Fiat ganhou um novo modelo de gestão: há uma divisão da Fiat automóveis e da produção de tratores e caminhões, por exemplo. O sucesso da Fiat pode ser medido na quantidade de países nos quais a empresa estava presente em 1968, com seus produtos em 150 nações!

Fiat 147

Em 1970, os carros Ritmo e 132 foram lançados no mercado com relativo sucesso, mas não tanto quanto o Uno e o Panda, que ganharam o público na década de 80.

Assista - Ative a legenda


A pista de testes da fábrica era no telhado no telhado



Devido ao seu sucesso, no final dos anos 1980, a Fiat comprou a Maserati. Outros carros mais esportivos foram lançados pela Fiat depois da compra da empresa, como o Punto e o Stilo.

Fiat Punto 2018
Fiat Punto

Maserati
Maserati

Evolução do logotipo da Fiat
Evolução do logotipo da Fiat

Em 2009, a Fiat fez a aquisição de 20% das ações da Chrysler e passou a contar com tecnologia de ponta para a produção de veículos maiores, que fazem sucesso nos Estados Unidos, com suporte das marcas Jeep e Dodge.

Chrysler
Chrysler

A Fiat Chrysler conseguiu aumentar em 93% o seu lucro em 2017, faturando cerca de U$ 4,5 bilhões. Um dos veículos mais populares da Fiat no Brasil é o Palio, além do Fiat Uno.

Palio 2018
Fiat Palio

Fiat Uno 2018
Fiat Uno

Veja também:

Curiosidades sobre a Chevrolet

Curiosidades sobre a Ford

Curiosidades sobre a Volkswagen

Curiosidades sobre a Hyundai

Curiosidades sobre a Tesla Motors

A origem da marca de carros Mercedes-Benz

Curiosidades sobre a KIA

Curiosidades sobre a Toyota



+ Sobre essa Curiosidade: Carro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A origem da marca de carros Mercedes-Benz

    No ano de 1897, o empresário austríaco Emil Jellinek viajou da sua casa, na cidade de Nice, na França, até Cannstatt, Alemanha, tudo isso para comprar um ca...
    Leram 5486 Vezes

  • Carro estaciona em vaga inusitada

    Um carro desgovernado acabou estacionando de forma inusitada e, sem controle algum na direção, parou no segundo dar de um prédio, no bairro de Santa Ana, no...
    Leram 2711 Vezes

  • O carro mais rápido do mundo

    O mais caro atualmente, mais potente, mais rápido é o Bugatti EB Veyron, de motor 16.4 de cilindros em W, nos radiadores cabem 40 litros de água (em um carr...
    Leram 77989 Vezes

  • Os carros mais caros do Brasil

    O brasileiro é apaixonado por carros, mas, por aqui, os veículos populares fazem o gosto da maioria das pessoas, reflexo da situação econômico-social do paí...
    Leram 16153 Vezes

  • Os carros mais caros do mundo em 2011

    O ranking dos carros mais caros comercializados em terras brasileiras e em todo o planeta foi elaborado pela revista Forbes. A publicação é especializada em...
    Leram 21723 Vezes

  • Carro movido à água, invenção Brasileira?

    História da invenção e desaparecimento de Sidney Godolphin Em 1984 uma invenção inusitada foi patenteada por um brasileiro. O carro supostamente movido à á...
    Leram 98552 Vezes

  • Os 10 carros mais rápidos do mundo

    A revista Forbes elaborou um ranking dos carros mais rápidos do mundo. A exigência é de que fossem modelos que pudessem circular nas ruas, ou seja, Fórmula ...
    Leram 46596 Vezes