Cotidiano

Curiosidades sobre Ruídos

Você sabe o que o termo ruído significa? Saiba tudo sobre ruído!

Definição e tipos de ruído

Os tipos de ruídos na comunicação humana são muitos e variados. Você sabe o que o termo ruído significa? Vamos comentar brevemente sobre o que é esse tópico e o que esperar dele. Você ficará surpreso!

Entendemos por ruído todo aquele fator ou elemento que supõe uma maneira de perturbar ou interromper a comunicação entre duas pessoas ou elementos que tentam conversar. Mas nem sempre serão dois seres humanos, podendo ocorrer também no caso de comunicação entre duas máquinas, como computadores, por exemplo.

No fenômeno da comunicação entram em jogo vários elementos. Por exemplo, deve haver um emissor, que é o ator que envia a mensagem por meio de um canal, que por sua vez recebe o receptor. Mas se esta mensagem não for clara ou concisa, ocorre o fenômeno do ruído, o que impede a comunicação adequada e adultera o resultado final por várias razões.

PUBLICIDADE

Tipos de ruído

Entre os fatores que influenciam a comunicação, tanto humana quanto entre máquinas, animais, etc., o ruído é fundamental, pois determinará se ela pode ser realizada livremente ou não.

Tipos de ruído, 3 macacos, 1 nao fala, outro nao ouve, outro não escuta

Ruído físico

Encontramos os diferentes tipos de ruído na comunicação, todos baseados na fonte que o causa. Um muito comum é o ruído físico, que é externo ao ato comunicativo, como o som alto do tráfego ou um trabalho de construção que evitam que as pessoas conversem confortavelmente e que as mensagens sejam entregues e compreendidas.

PUBLICIDADE

Barulho de máquina, obra pública

Ruído psicológico

Também distinguimos o ruído psicológico, uma interferência mental que impede o receptor de ouvir e entender a mensagem. Pode ser um descuido, uma distração, etc. O ruído fisiológico é aquele causado pelos problemas físicos do receptor ou do emissor. Poderíamos conversar com uma pessoa que é impedida de falar ou escutar, alguém que sofre de uma doença transitória, como uma enxaqueca, etc.

Barulho mental

Ruído semântico

O ruído semântico é provocado por atores comunicativos. Por exemplo, quando um médico usa uma linguagem muito especializada e científica, tanto que o paciente não consegue entender.

Encontramos também a influência do ruído, o que implica a atitude de uma das partes do ato comunicativo. Nós vemos muito na política, quando um dos atores não mostra intenções claras.

Ilustração, homem com um megafone

Ruído técnico

Finalmente, encontramos o ruído técnico, causado pelos meios técnicos utilizados na comunicação. Por exemplo, um celular que perde cobertura, um computador que falha em alto-falantes ou microfones, uma televisão sem antena, um walkie-talkie sem sinal etc;

Sobre o Autor