Descoberto buraco negro monstro com energia de 12 bilhões de sóis

Um grupo de astronômos internacionais descobriu o maior e mais luminoso buraco negro já visto. De acordo com os pesquisadores, o buraco negro tem uma massa de cerca de 12 bilhões de vezes o tamanho do Sol e existe desde que o Universo tinha menos de 1 bilhão de anos de idade.

Os buracos negros supermassivos são encontrados em várias regiões do universo. Até agora, os cientistas só sabiam da existência de buracos negros com massas de cerca de 10 bilhões de vezes a do sol. Mas, agora, os cientistas relatam a descoberta de um buraco negro supermassivo a cerca de 12,8 bilhões de anos-luz da Terra, e com uma energia de 12 bilhões de sóis.

O buraco negro conhecido como J0100 + 2802 é o quasar mais maciço já visto desde o início do universo, e também o mais luminoso. Ele é cerca de 429 trilhões de vezes mais brilhante do que o sol.

Este buraco negro tem um pouco mais de 6% da idade atual do universo, de 13,8 bilhões de anos. Para os pesquisadores, isto é bastante surpreendente porque apresenta desafios para as teorias do crescimento dos buracos negros no início do universo.

Os cientistas ainda não têm uma teoria satisfatória para explicar como esses objetos supermassivos foram formados no universo. O novo buraco negro será utilizado como uma ferramenta única para estudar a estrutura cósmica do universo.

Créditos da imagem: Zhaoyu Li (Shanghai Astronomical Observatory)

Fontes:
Space.com, Dailymail.

Descoberto buraco negro monstro com energia de 12 bilhões de sóis

Curiosidades Relevantes

Leia Mais