CuriosidadeCotidianoDieta paleolítica

Dieta paleolítica

Img Mobile - Dieta paleolítica

Quando o verão começa a se aproximar todo mundo decide entrar em forma. Nesse momento, aparecem as dietas malucas e os atletas de final de semana.

Uma dieta, que tem atraído muitos adeptos, é a chamada Dieta Paleolítica. Essa dieta tem como princípio comer somente os alimentos que realmente fazem parte da natureza do homem. Isso quer dizer que a melhor dieta para o homem é aquela que era seguida por nossos ancestrais pré-históricos.

Homem das Cavernas - Era Paleolitica

A dieta paleo consiste em comer apenas aquilo que podemos caçar, matar, colher ou tirar da terra. Essa dieta tem feito sucesso nos Estados Unidos, onde está sendo estudada por professores da Universidade Estadual do Colorado.

Esse tipo de cardápio é discutido desde 1985, quando um artigo publicado no The New England Journal of Medicine, levantou a hipótese de que o genoma humano não teria se adaptado aos alimentos industrializados.

No período paleolítico, as dietas seguidas pelos humanos incluía carne de baleia, peixe, frutas, caças, raízes e folhas. Assim, a dieta paleolítica moderna defende a ausência de grãos, óleos extraídos de sementes e de produtos processados e artificiais. Os leites e seus derivados também estão fora do cardápio.

De uma maneira geral, a dieta paleo é formada apenas por raízes e tubérculos, como batatas, aipim e carnes. Os alimentos plantados, como cereais e leguminosas; e os industrializados são banidos.

Alguns nutricionistas apontam que essa dieta é uma das mais apropriadas para o organismo humano. Os alimentos da dieta paleo precisam ter uma procedência natural, ou seja, são alimentos orgânicos e carnes de animais de pasto.

Os seguidores da dieta paleolítica acreditam que o trigo é um dos principais vilões da alimentação moderna. Para eles, o trigo é o responsável pela obesidade, diabetes e a artrite reumatoide.

Saiba mais sobre a dieta Paleo


Entrevista da Nutricionista especializada na dieta paleolítica, Lara Nesteruk


Cardápio para Dieta Paleo da Nutricionista Lara Nesteruk




Cetose


Em definição, a cetose é um estado normal (saudável) do metabolismo, que ocorre quando há ausência de glicose e o organismo usa os depósitos de gordura como fonte de energia.

Descoberto pelo Dr. Alfred Bauer no ano de 1962, indica um estágio no catabolismo onde o fígado transforma gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos usados como fonte de energia corporal, podendo ser induzida por um longo jejum ou em dietas de baixas calorias.

Saiba como medir se você está queimando gordura corporal


Utilizado o teste Keto-Diabur-Test 5000 / Accu-Check:
Cetose

Cetose 2

A coloração escura indica se você está tendo progresso ou não na queima de gordura corporal, veja:
Cetose 3

Bula do teste de cetose - Keto-Diabur-Test 5000: "Os corpos cetônicos (acetoacetato, acetona) ocorrem na urina como resultado da quebra acentuada de gordura corporal em dietas de redução de peso ou como resultado de uso insuficiente de glicose devido a deficiência de insulina. Em dietas de redução de peso, a presença de corpos cetônicos é sinal de êxito."


A dieta paleolítica também incentiva um consumo elevado de carnes. Vale lembrar que, antes de tentar qualquer dieta, é necessário consultar um médico ou nutricionista.



Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Porque chocolate faz mal para saúde?

    O chocolate, quando consumido em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Que a iguaria é irresistível, ninguém contesta, mas é preciso cuidado! Pesquisas ...
    Leram 59786 Vezes

  • Estudo indica os principais mitos das dietas

    Um estudo publicado em 14 de maio de 2015, pelo estudioso Tim Spector, tenta apresentar a verdadeira ciência que está escondida por trás do que nós comemos....
    Leram 12187 Vezes

  • Mitos da nutrição

    Os mitos da nutrição prejudicam a dieta de muitas pessoas. Algumas informações são tão disseminadas como verdadeiras, que acabamos incorporando-as à rotina ...
    Leram 23999 Vezes

  • Cor do xixi e do cocô X saúde

    A cor do xixi e do cocô tem uma relação direta com a saúde humana. As necessidades fisiológicas podem ser indicativos de que algo não vai bem no organismo e...
    Leram 40099 Vezes

  • Erros mais comuns de quem pratica musculação

    A musculação é perfeita para quem quer alcançar um corpo definido e sem as indesejadas gordurinhas. Os treinos nas academias sempre devem ser acompanhados p...
    Leram 18730 Vezes

  • Curiosidades sobre Musculação

    Uma pessoa sedentária perde cerca de 10 % de massa muscular entre os 25 e os 50 anos de idade, e cerca de 30% entre os 50 e os 80 anos. A força, a resistên...
    Leram 45708 Vezes

  • Dieta Dukan

    Muitas pessoas querem encontrar a dieta ideal para perder peso. Apontada como a dieta número 1 das francesas, a dieta Dukan tem feito sucesso no mundo. A pr...
    Leram 8274 Vezes

  • Top 10 dietas de celebridades

    Quem vê uma atriz ou uma modelo na televisão, com seu corpo deslumbrante e invejável, nem sempre pensa nos desafios e dificuldades que essas mulheres enfren...
    Leram 18774 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual é a diferença entre reuso de matérias e reciclagem?
  • O perigo de roer as unhas
  • Ovni colide com a superfície de Marte
  • Seres humanos têm um sexto sentido que indica que eles são observados
  • Se seu cabelo está ruim, a culpa pode ser da tintura!
  • Máquina de voar caiu no Danúbio em 1811
  • Por que dormir é tão bom?
  • 10 Curiosidades sobre Sorrir

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.