CuriosidadeCotidianoDoenças transmitidas pelo beijo na boca

Doenças transmitidas pelo beijo na boca

Img Mobile - Doenças transmitidas pelo beijo na boca

Você sabia que existe uma lista de doenças que podem ser transmitidas por um simples beijo na boca? Pois é, parece que sair por aí beijando diversas pessoas desconhecidas pode ser mais arriscado do que imaginamos que seja!

Confira as principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo e previna-se! Em geral, são doenças infecciosas e algumas delas podem ser bastante graves. Por isso, mantenha esse tipo de contato íntimo apenas com pessoas de confiança!

Leia também:
A origem do beijo na boca

A lista das doenças transmitidas pelo beijo



As doenças transmitidas por beijos na boca são majoritariamente provocadas por vírus, fungos ou bactérias. Veja:

Casal se beijando

1 - Doença do beijo – Chamada de mononucleose, essa é uma doença contagiosa, provocada pelo vírus Epstein-Barr. Pode causar febre, dor de garganta e fadiga. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem se manifestar por até um mês. O tratamento costuma ser feito com paracetamol, repouso e consumo de líquidos.

2 - Resfriados – Os beijos também podem resultar em resfriados, doenças causadas por vírus. Os sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça, fadiga, dor de garganta e outros. O tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos.

3 - Herpes – Essa doença é causada pelo vírus herpes simples, transmitido através do contato íntimo com pessoas que já estão infectadas. Dá origem a uma lesão na boca, que apresenta cor avermelhada e pequenas bolhas. A lesão causa febre, dor e formigamento.

4 - Candidíase – A doença é causada por fungos e se manifesta quando uma pessoa apresenta baixa imunidade. É transmitida pelo beijo e dá origem a uma lesão vermelha ou branca na língua. O tratamento é feito com medicamento antifúngico.

5 - Sífilis - A doença é causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida pela saliva humana. Causa feridas na boca. Precisa de tratamento rápido para evitar a evolução para uma doença crônica, que pode causar lesões graves, inclusive no cérebro. O tratamento é feito com antibiótico penicilina.

6 - Gripe suína – O beijo pode transmitir o vírus da gripe H1N1. Os sintomas são febre, dor de cabeça, fadiga, dor no corpo, tosse e outros.

7 - Meningite – Beijar também pode causar meningite meningocócica. É uma doença perigosa e que evolui rapidamente, podendo levar à morte. Os principais sintomas são vômito, dor de cabeça, febre, rigidez da nuca, diarreia, entre outros.

Para reduzir as chances de contaminação por qualquer uma dessas doenças, evite beijar múltiplos parceiros/as em festas, no carnaval ou outras ocasiões. Além disso, cuide para manter sua imunidade alta, através de uma alimentação saudável, muita hidratação do organismo com água e consumo de vitaminas.



+ Sobre essa Curiosidade: Doença
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Curiosidades sobre a Bandeira da Austrália
  • Orgasmo causa dor de cabeça em adolescentes
  • Marcas e produtos que usam mensagens subliminares
  • Curiosidade Oriental sobre o Chá
  • Espanhol é ameaçado de morte por criar lâmpada que não queima
  • Conhecendo o cérebro e seus hemisférios
  • Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?
  • O Olhar que Mata

Você Sabia?

Só os mamíferos bocejam.