CuriosidadeCotidianoCuriosidades sobre Carnaval

Curiosidades sobre Carnaval

Img Mobile - Curiosidades sobre Carnaval

A festa popular conhecida hoje como Carnaval, surgiu na Grécia cerca de 600 a 520 anos a.C. Nessa época as comemorações serviam como uma forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas e prosperidade.

Contudo, foi somente em 590 d.C que a data passou a figurar no calendário cristão. Os festejos antecedem a quaresma, que é um período de privação para os católicos ortodoxos. A maior característica do Carnaval é a alegria exacerbada, muitas vezes acompanhada de abusos de bebidas alcoólicas e comida, tudo para “compensar” os 40 dias de privação até a semana santa.

história do carnaval, Grécia, 600 a 520 anos a.C
Carnaval, Grécia cerca de 600 a 520 anos a.C.

O Carnaval incorpora os hábitos e práticas culturais de cada povo, por isso é bem diferente entre um país e outro. De acordo o Guinness Book, o Carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo. Essa mesma publicação classifica o bloco “Galo da Madrugada” do Recife, como o bloco carnavalesco mais expressivo.

Curiosidades do Carnaval

A data do Carnaval é calculada de acordo com a data da Páscoa, que por sua vez, é calculada a partir do dia 21 de março. Por isso a cada ano o Carnaval cai em um dia diferente.


Veja também:

Qual a origem da páscoa e do coelhinho da páscoa?



+ Sobre essa Curiosidade: Carnaval