CuriosidadeInvençõesEletricidade sem fio: Cientistas criam sistema de energia de alta eficiência

Eletricidade sem fio: Cientistas criam sistema de energia de alta eficiência

Img Mobile - Eletricidade sem fio: Cientistas criam sistema de energia de alta eficiência

Nikola Tesla foi um cientista e criador inovador. Dentre suas diversas invenções, ele sonhava em desenvolver uma tecnologia que possibilitasse a humanidade viver com o auxílio de eletricidade gratuita. Com este sonho, o seu objetivo era desenvolver uma maneira de fornecer energia sem a necessidade de fios pedurados, em todo o globo.

O primeiro sistema que era capaz de fazer a transmissão da eletricidade sem fio, o Tesla Coil foi uma das maiores realizações do cientista, que ansiava por melhorar a qualidade de vida do planeta.

Embora não estejamos vivendo no tempo de Nikola Tesla, estamos bem atrasados. Atualmente, os sistemas de transferência em fio que nos possibilitam que a eletricidade sejam transmitidas por meio de distâncias são um tanto quanto limitadas, e só são boas o suficiente para carregar berços para aparelhos telefônicos dentre outros aparelhos. Em outras palavras, a tecnologia atual não se encontra completamente desenvolvida.

Sobre o funcionamento dos sistemas WPT de energia, ela é ainda mais prejudicada, visto que o seu dispositivo deve ser posicionado no topo do bloco de carga. Quando fazemos o deslocamento do gadget para longe da sua almofada de carga, o resultado será o dispositivo parcialmente carregado, ou seja, só é possível conectá-lo na parede. Segundo a tecnologia comercial sem fio, a faixa de carga sem fio limita-se a uma distância máxima de cinco metros. Por outro lado, há cem anos, Tesla conseguiu mais do que tal feito. [ Scitation.org ]


No ano de 1908, Nikola Tesla descreveu seus anseios para a revista Wireless Telegraphy and Telephony:
Eletricidade sem fio Tesla Invento

“Assim que for concluído, será possível que um homem de negócios em Nova York dite instruções, e peça que apareça instantaneamente em seu escritório em Londres ou em outro lugar. Ele será capaz de ligar, da sua mesa e falar com qualquer assinante de telefone no globo, sem qualquer alteração do equipamento existente”.

torre de tesla


Veja: Inventos que provam que Tesla foi um dos maiores gênios de sua era


Experimento simples:





Novo sistema de energia



No ano de 2007, uma equipe de cientistas do MIT obteve êxito ao ativar uma lâmpada de 60 watts a uma distância de dois metros para realizar a demonstração da viabilidade dos sistemas WPT, todavia, só conseguiram o feito com uma eficácia de transferência de 45%. [ Mit.edu, Mit.edu(.pdf) ]

cientistas do MIT, 2007
Cientistas do MIT

Contudo, pesquisadores russos desenvolveram um novo sistema WPT que possibilita uma transferência muito superior. Você sabe o que isso representa?
O sistema tem como base o acoplamento de ressonância. As funcionalidades de acoplamento de ressonância distorcendo duas bolinhas de cobre a repercutir em frequências similares possibilitam a trasnferência da energia entre si.

wpt wireless transferencia de eletricidade

De acordo com os pesquisadores, o novo material conta com um índice de refração superior que admite que o mesmo desacelere ondas eletromagnéticas que viajam por meio deles. Isso por sua vez, permite que o receptor e o transmissor no sistema WPT possuam uma ressonância mais forte, gerando frequências mais próximas daquelas e elevando sua eficácia.

Lampada acesa sem fio

Tal tecnologia faz com que o sonho de Nikola Tesla em relação ao acesso mundial de eletricidade sem fio gratuita se aproxime. Você está preparado (a) para tal evolução?



+ Sobre essa Curiosidade: Tesla Eletricidade
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais os piores atentados sofridos pelos EUA?
  • Aquecimento Global - Se você desiste, eles desistem...
  • iPhone 6 x Samsung 5s
  • Por que os narizes dos homens são maiores que os das mulheres?
  • Rapaz indiano com uma chave fincada em seu cérebro sobrevive
  • Como o sabão limpa?
  • Algumas lendas que são reais
  • Mitos Japoneses

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.