Cotidiano

Entenda as diferenças entre metanol e etanol

Conheça as principais diferenças entre metanol e etanol!

A diferença entre metanol e etanol existe e, por mais que as duas substâncias sejam popularmente conhecidas como álcool, suas fórmulas são diferentes e elas são usadas para finalidades distintas. Confira!

O que é o metanol?

Para saber a diferença entre metanol e etanol, é essencial conhecer o conceito de cada uma dessas substâncias. A fórmula do metanol é a seguinte: CH3OH. A substância também pode ser chamada de álcool metílico. Normalmente, é obtida através de destilado de cana-de-açúcar. Seu uso é muito comum em indústrias. O metanol é bastante tóxico.

ANÚNCIOS

O que é o etanol?

O etanol é o álcool produzido através do milho e da cana-de-açúcar. Sua fórmula é a seguinte: C2H5OH. É muito usado como combustível, encontrado nos postos de combustível do Brasil.

O etanol também é usado como ingrediente de produtos de limpeza. A diferença do etanol que bebemos em latas de cerveja e garrafas vinho para o etanol usado no posto de gasolina e no frasco de desinfetante está na presença de agentes desnaturantes que não devem ser consumidos, como, por exemplo, o benzoato de denatônio e o metanol.

Qual álcool ingerimos nas bebidas alcoólicas originais?

ANÚNCIOS

Quando compramos bebidas alcoólicas de fábricas que seguem padrões de qualidade rigorosos e são inspecionadas pelas autoridades, ingerimos uma variedade de etanol obtido através de alguns tipos de fermentação.

No caso da cachaça, a fermentação é feita com cana-de-açúcar. Já a cerveja, é obtida após a fermentação com leveduras. O saquê, por exemplo, é feito com a fermentação e destilação de arroz.

Qual tipo de álcool está presente nas bebidas falsificadas?

Bebidas Alcoólicas

Muitas bebidas alcoólicas falsificadas, entre elas uísque e vodca, que são conhecidas pela concentração alcoólica elevada, levam metanol entre seus ingredientes, uma substância altamente tóxica e que pode levar à cegueira permanente.

No processo do metabolismo, o metanol se torna mais tóxico por causa da ação da enzima catalase. Após o seu processo de oxidação, duas novas substâncias são geradas:

  • Aldeído fórmico (HCOH);
  • Ácido fórmico (HCOOH).

A visão pode ser afetada severamente justamente por causa da catalase, presente na região dos olhos. A cegueira é causada pelo aldeído, que não deixa a oxigenação alcançar a retina, como o esperado. Em casos mais graves, o metanol pode levar a pessoa ao coma e causar a morte.

O consumo de bebidas falsificadas é o principal motivo que leva as pessoas a consumirem metanol. O consumidor não consegue perceber, no copo, a diferença entre metanol e etanol, pois estes dois tipos de álcool possuem praticamente o mesmo cheiro e sabor, quando misturados com outras substâncias.

Por isso, o metanol é muito usado em licores falsificados, uísques importados falsificados, entre outras bebidas de luxo, que são comercializadas no mercado clandestino. As cachaças falsificadas também foram muito encontradas no mercado paralelo do Brasil.

A orientação é fazer o consumo consciente e responsável de bebida alcoólica apenas se você for maior de 18 anos e nunca ingerir bebidas alcoólicas falsificadas!

O caso da Hannah Powell

O caso da Hannah Powell

Hannah Powell perdeu a visão e os rins depois de tomar uma bebida falsificada, misturada com metanol, que mesmo em pouca quantidade, pode causar cegueira e a morte.

Aconteceu isso com ela em Zakynthos, na Grécia, em agosto de 2016.

Ela teve que passar 18 meses fazendo hemodiálise, até receber um órgão doado pela mãe.

Hannah conta que, no início, via tudo “completamente preto”. Depois de um tempo, passou a enxergar tudo “muito embaçado”. Ela ainda precisa de ajuda com coisas triviais, mas está se adaptando a sua nova vida.

A jovem diz que álcool falsificado possivelmente ainda é amplamente vendido em locais turísticos. Por isso você, que vai curtir o carnaval, fique atento com o que bebe.

Sobre o Autor