CuriosidadeCotidianoTarifa Branca de Luz

Tarifa Branca de Luz

Img Mobile - Tarifa Branca de Luz

Se você está interessado em economizar na conta de luz, precisa saber o que é a Tarifa Branca de Luz e como adaptar o seu consumo de modo a aproveitar este benefício.

A Tarifa Branca está disponível desde janeiro de 2019 e é opcional para os clientes. Podem optar pela modalidade clientes que consomem em baixa tensão, entre 127 e 440 Volts. Se a tomada da sua casa é 220, por exemplo, é possível participar, desde que o consumo seja superior a 250 kWh/mês.

A partir do ano que vem, todos os consumidores, independentemente do consumo mensal, poderão aderir à Tarifa Branca de Luz, caso queiram.

Com a Tarifa Branca, os valores serão diferentes de acordo com o dia da semana e com a hora em que você mais usa a energia elétrica, refletindo em economia real na conta de luz.

De segunda a sexta-feira, o preço da energia para quem opta pela Tarifa Branca de Luz, é diferente conforme o horário de uso.

O valor da energia elétrica varia de acordo com o horário de ponta (das 19h às 21h), considerado o horário com maior demanda. Há também o horário intermediário, às 18h e 22h; e o horário fora da ponta, todos os que não estão entre 18h e 22h.

Isso significa que, se você optar pela Tarifa Branca de Luz e demandar energia elétrica antes das 18h e depois das 22h, reduzindo o seu consumo no horário de ponta, você pagará mais barato. O preço não muda para finais de semana e feriados, apenas para dias úteis durante a semana.


Qual a diferença de preço para a Tarifa Branca de Luz?



Quem não opta pela Tarifa Branca de Luz está vinculado à tarifa única chamada de convencional, que não diferencia o perfil do consumidor e, assim, pratica o mesmo preço para quem usa mais eletricidade em horário de ponta ou nos horários intermediário e fora da ponta.

A Tarifa Branca de Luz é mais justa e recompensa os clientes que demandam energia elétrica fora da ponta. Assim, os clientes que usam energia elétrica nos horários em que as distribuidoras estão mais ociosas, merecem pagar mais barato.


Como aderir à Tarifa Branca de Luz?



Entre em contato com a sua operadora de energia elétrica (EDP, Light, CPFL, Cemig, ELETROBRAS, ENERGISA, etc...) via telefone ou no local de atendimento, e solicite a mudança tarifária.

Mais informações no site da ANEEL


Vantagens da Tarifa Branca de Luz



A grande vantagem da Tarifa Branca de Luz é poder pagar mais barato, caso você desloque o seu consumo para horários fora de ponta. Se o consumidor for capaz de centralizar o consumo para antes das 18h ou depois das 22h, a conta de energia elétrica ficará mais barata.


Desvantagens da Tarifa Branca de Luz



A desvantagem da Tarifa Branca de Luz é pagar mais caro, caso você opte por esta opção e continue usando a energia elétrica em horário de ponta. Se, na sua rotina, sua demanda de eletricidade é maior entre 18h e 22h, a recomendação é permanecer na tarifa convencional.

A adesão à Tarifa Branca de Luz pode ser feita pelo site da distribuidora de energia de cada região. E vale a pena reforçar que, se o cliente optar pela Tarifa Branca de Luz e não conseguir mudar o seu perfil de consumo, basta solicitar o retorno à tarifa convencional. Ou seja, vale a tentativa!



+ Sobre essa Curiosidade: Utilidade pública Imposto Eletricidade

O site dos curiosos.

Veja também

  • A Cobertura da Imprensa Brasileira - Caso Chapeuzinho Vermelho
  • Por que azeite bom é azeite virgem?
  • Implantes feitos por ETS
  • Curiosidades sobre Ursos-Polares
  • Curiosidades sobre Carros
  • 15 motivos para querer ser rico
  • Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?
  • Como surgiu a continência dos militares?

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.