CuriosidadeCotidianoEntenda as diferenças entre Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal

Entenda as diferenças entre Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal

Img Mobile - Entenda as diferenças entre Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal

O Brasil tem diferentes forças de segurança, que atuam para manter a ordem na sociedade e a proteção e integridade física dos cidadãos. Dentro deste campo estão: a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

Confira as principais diferenças entre essas instituições e entenda os requisitos e obrigações dos profissionais que trabalham nas corporações de segurança brasileiras!


Forças de segurança estabelecidas por lei



As forças de segurança do Brasil foram instituídas por lei e estão previstas na Constituição Federal. Ao todo, o país tem cinco corporações especializadas. São elas: Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal e Polícia Civil. Além destas instituições, cada município pode ter sua Guarda Municipal.

Além de atuarem para a manutenção da ordem e das leis, os profissionais que trabalham nestas unidades de segurança registram infrações, fazem investigações, prevenção, patrulhamento, combate às atividades criminosas, proteção dos cidadãos, registro de ocorrências, entre outras funções. Conheça mais detalhadamente a atuação de cada uma das forças de segurança!


Polícia Militar



A polícia militar é uma força de segurança pública que tem atuação nas unidades da federação, ou seja, em todos os Estados. Os policiais têm um papel ostensivo e de preservação da ordem pública.

A polícia militar está subordinada aos governadores dos Estados. Os policiais militares fazem parte do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social.

A Polícia Militar faz o patrulhamento das ruas e vias públicas dos municípios, inibindo e combatendo atos criminosos e fazendo a detenção de bandidos. Os policiais militares fazem o policiamento, atendimento dos chamados da população, radiopatrulha, registro de ocorrências e outras atividades.

A polícia militar tem uma hierarquia estruturada e um treinamento baseado na disciplina. Para ingressar na instituição, os interessados devem ser brasileiros, maiores de 18 anos, com aptidão física e devem ser aprovados em concurso público. Após aprovação, o candidato deve passar pelo Curso de Formação de Oficiais da PM.


Polícia Civil



A Polícia Civil é liderada pelos Delegados Gerais.Os policiais civis trabalham em investigações, prisões e missões específicas. Entre as funções da Polícia Civil também estão: fiscalização, autorização para eventos, elucidação de crimes, preservação da ordem pública, entre outras atividades.

A Polícia Civil também tem uma função de Polícia Judiciária, realizando diversas investigações criminais e de infrações penais. Os policiais civis são treinados para fazer a aplicação das leis e atuar em ações de inteligência.

Com um papel investigativo, a polícia civil realiza prisões, faz o registro de boletins de ocorrência, expedição de atestado de antecedentes criminais, autorização e registro de porte de armas. Os policiais civis podem atuar como delegados, escrivães, agentes e em outras funções presentes nas delegacias.

Para ingressar na polícia civil, é preciso passar em concurso público, com prova escrita e oral. A seleção para delegados também exige prova dissertativa. Após a aprovação, o futuro policial civil também precisa passar pelo curso de formação da Academia de Polícia Civil.


Guarda Municipal



A Guarda Municipal também atua na manutenção da segurança pública das cidades. A instituição é formada a partir da assinatura de lei complementar. Cada município tem autonomia para constituir sua Guarda Municipal.

A corporação apresenta caráter civil. Os guardas atuam uniformizados e recebem um treinamento específico, de acordo com a lei de cada cidade.

Os agentes de segurança são selecionados por meio de concurso público. Os guardas aprovados ficam responsáveis pela realização de ações preventivas de segurança. A guarda municipal tem poder de polícia e deve proteger os cidadãos, os patrimônios e a ordem pública.

Para ser guarda municipal, é preciso ter mais de 18 anos de idade, ensino médio completo, altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres e carteira de motorista.



+ Sobre essa Curiosidade: Polícia Crime

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Origem dos alimentos light e diet
  • Como as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las
  • Como Pintar Minha Casa?
  • Top 10 presentes mais apreciados por crianças
  • Quais os melhores estádios de futebol do Mundo?
  • Crack destrói 50% mais neurônios que cocaína
  • Quantos megapixels possuem os olhos humanos?
  • Choking Game, A estúpida brincadeira que mata!

Você Sabia?

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.