Esses são os utensílios de cozinha essenciais para a sua vida

Está montando a cozinha da sua casa, do apartamento ou até mesmo da república onde você vai morar por um tempo? Existem utensílios essenciais de cozinha, aqueles com os quais é impossível viver sem.

Ao escolher os utensílios para cozinha pense sempre na praticidade e funcionalidade, já que cada equipamento ou ferramenta possui sua aplicação: um para cortar, outro para descascar, o terceiro para moer e assim por diante.

Os utensílios domésticos para cozinha também são projetados para aumentar a segurança enquanto você estiver manuseando o alimento e a ferramenta. Se você usa uma faca para descascar, por exemplo, ela pode escorregar de um legume e acabar te machucando. O ideal, neste caso, é usar o descascador, utensílio específico para essa finalidade.

Outro caso é tentar tirar a rolha do vinho com colher, faca, garfo ou outro utensílio, simplesmente porque você esqueceu de comprar um saca-rolhas. Saiba que isso estraga o vinho (já que a rolha se despedaça e a bebida fica cheia de bolinhas de cortiça) e você pode realmente se machucar tentando uma manobra deste tipo.

Separamos para você uma lista grande com os itens essenciais para sua vida de solteiro, casado, estudante ou em qualquer outra situação, para que sua cozinha fique sempre completa!

Cozinha e Utensilios


Lista de utensílios básicos para a cozinha



O liquidificador é indispensável para a cozinha. Com ele, você faz sucos, molhos, vitaminas, shakes, frapês e muito mais.

Os fornos também são importantes, tenha pelo menos um deles na cozinha: forno elétrico, forno micro-ondas ou forno a gás, aquele que já vem com o fogão.

Talheres, utensílios metálicos e de silicone que não podem faltar na cozinha: garfos, colheres e facas de sobremesa e maiores, para almoço e jantar. Concha para feijão e caldos, escumadeira, uma faca mais afiada para carnes, tesoura para abrir embalagens, descascador de alimentos, abridor de latas, abridor de garradas e saca-rolhas.

Facas de cozinha

Não se esqueça também da colher de pau e da espátula, além de um garfo longo e um batedor de carne. A tábua de carne também é muito útil, assim como uma peneira e uma luva térmica.

Panelas em geral: tenha pelo menos dois tipos de frigideiras, uma pequena/média e outra grande, além de 5 panelas de tamanhos variados, panela de pressão, chaleira, leiteira, forma para assar bolo e outros tipos de assadeiras.

Filtro de água: você pode escolher pelo filtro antigo, como o filtro de barro, ou optar por uma versão mais moderna, como os filtros que são encaixados na torneira, também chamados de purificadores. Em último caso, fique com os galões de água mineral.

Potes e latas: tenha potes e latas de tamanhos variados para colocar os mantimentos, temperos e alimentos que serão guardados na geladeira e nos armários. Alguns vêm até com o nome, para facilitar a organização, como os potes para arroz, açúcar, café, entre outros.

Utensílios em geral: para facilitar o dia a dia, tenha escorredor de macarrão, escorredor de arroz, bacia para lavar frutas e verduras e um jogo de tigelas. Aqui, também vale pensar em um bom ralador para seus legumes, verduras e queijos.

Jogo para pia: o jogo para pia consiste em um local correto para colocar o detergente, bucha, sabão de coco e palha de aço e também num escorredor de louças. Você ainda pode incluir um lixinho para a pia.

Invista também em rodinho de pia, para tirar a água que fica acumulada, assim como em porta-papel e porta-guardanapos. Para fechar, escolha panos de prato e toalhas de mesa bem bonitas. Com isso, você já consegue sobreviver muito bem por um longo tempo!

Veja também:

Por que as panelas de pressão cozinham mais rápido os alimentos?

Rituais de limpeza para remover a energia negativa de casa

Esses são os utensílios de cozinha essenciais para a sua vida

Curiosidades Relevantes

Leia Mais