Ciências

Estudo mostra as 5 coisas que mais fazem as pessoas se sentirem amadas

Conheça as principais coisas que fazem com que as pessoas se sintam mais amadas!

O amor é um dos sentimentos mais importantes na vida das pessoas. E, segundo a ciência, existem algumas coisas que ajudam as pessoas a se sentirem mais amadas.

Em um estudo recente, os pesquisadores abordaram essa questão usando a “teoria do consenso cultural”, que mostra o que faz com que quase todos os cidadãos se sintam mais amados. A pesquisa levou em consideração a definição cultural de amor.

Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram cerca de 500 pessoas usando uma pesquisa de 60 itens. Cada item foi uma frase que começou com: “a maioria das pessoas se sente amada quando”. Em seguida, os participantes eram apresentados a alguns cenários românticos e sexuais. Cada pergunta tinha que ser respondida com verdadeiro ou falso.

Após a análise das respostas, os estudiosos descobriram as cinco principais coisas que fizeram com que as pessoas se sentissem mais amadas. Confira as principais respostas!

ANÚNCIOS

Mulher feliz deitada sobre rosas e flores

As pessoas se sentem mais amadas quando:

  • 1 – Se sentem mais próximas à natureza.
  • 2 – Quando alguém diz “eu te amo” para elas.
  • 3 – Quando seus animais de estimação ficam felizes em vê-las.
  • 4 – Quando uma criança se aconchega a elas.
  • 5 – Quando alguém mostra compaixão por elas em um momento difícil.

Surpreendentemente, a afeição física e romântica não atingiu os cinco primeiros lugares da pesquisa. Com isso, os pesquisadores concluíram que a definição cultural de “amor” está mais sobre o amor familiar e platônico do que sobre o sexo.

O estudo também revelou os comportamentos interpessoais que fazem as pessoas se sentirem menos amadas. Neste aspecto, as principais respostas foram:

  • 1 – Quando alguém fica insistindo em ficar perto de forma irritante e patológica.
  • 2 – Quando alguém tenta mudar seu comportamento para ser mais saudável.
  • 3 – Quando alguém se mostra possessivo em relação a elas.
  • 4 – Quando alguém tenta dizer o que é melhor para elas.
  • 5 – Quando alguém quer saber onde elas estão em todos os momentos.
ANÚNCIOS

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que esses comportamentos são vistos como controladores, sendo um sinal indicativo de relacionamento abusivo.

Contudo, em países menos individualistas, os estudiosos entendem que as pessoas podem ver esses comportamentos como mais normais. Já em nações como os Estados Unidos, por exemplo, este tipo de comportamento é visto como abusivo, já que a população valoriza mais a liberdade individual.

Veja também:

Sobre o Autor