Universo

Fases da Lua

Temos todos os meses 4 fases da Lua, que ocorrem devido aos movimentos do satélite natural (Lua) e da Terra.

Os movimentos são Translação, quando a Terra gira ao redor Sol. Rotação, a Terra gira em torno de si mesma e a Revolução, movimento que a Lua faz ao redor da Terra.

Esses movimentos fazem com que a Lua seja observada aqui na Terra de forma diferente entre 7 e 8 dias, que é a duração de cada fase . São elas: lua nova, crescente, cheia e minguante.

As fases da Lua, também auxiliam na medição dos mares, nas plantações e na pesca. Por ser um satélite natural a Lua influencia diretamente alguns fatores ligados a natureza.

O ciclo lunar foi utilizado por milênios pelos povos antigos para entender como se dava a passagem de tempo.

Quais são as 4 fases da Lua?

Lua Nova

É considerada a primeira fase da Lua, pois um novo ciclo se inicia. Nessa fase não conseguimos enxerga-la durante a noite.
Pois o Sol cobre todo satélite, não refletindo a parte iluminada pra Terra. Nessa fase a Lua e o Sol nascem juntos por volta das 6h e se põem às 18h.

Uma curiosidade, somente na fase da lua nova que pode ter o fenômeno do eclipse solar total ou parcial.

Lua Crescente

Quando a Lua começa a aparecer no céu escuro é chamada de Lua Crescente. Na metade do seu crescimento, quando conseguimos enxergar 50% iluminada, podemos chama-la de quarto-crescente.

Dizem que nessa fase da Lua temos mais motivação e que a energia de concretização é muito presente. Bom período pra entrar em ação.

Lua Cheia

A Lua Cheia como conhecemos, é quando ela está inteira iluminada. Seu formato aparenta ser bem redondo e podemos dizer que é a Lua oposta a fase da Lua Nova.

Pois é 100% iluminada pelo sol. Essa fase, a Lua nasce por volta das 18h e se põe às 6h. A Lua Cheia também é conhecida por fazer a maré subir.

Lua Minguante

Por fim quando a fase da Lua Cheia termina, o satélite natural volta a ficar menos iluminado. Diminuindo o tamanho gradativamente.

Sete dias após a Lua Cheia, apenas 50% do satélite natural fica iluminado. Podemos chama-la de Lua quarto-minguante.

Na fase da Lua Minguante ela nasce por volta da meia-noite e se põe ao meio-dia. A cada dia fica um pouco menor até que volta pra fase da Lua Nova.

Veja também:

Por que a Lua não cai?
A primeira e a única foto familiar deixada na lua
18 Mitos Sobre a Lua

 

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Universo