Cotidiano

Florestas tropicais precisam de 20 anos para se regenerarem mas com uma condição

Estamos em um período em que filmes de heróis estão realmente em alta. O que mais chama a atenção nesse tipo de produção, sem dúvidas, é o fato de que s heróis possuem superpoderes, podem fazer coisas inimagináveis. A fantasia acaba nos conquistando, independente da idade, porque é algo que nos faz sonhar. Existem muitos tipos de superpoderes nesse universo: superforça, supervisão, laser nos olhos, capacidade de voar, de ficar invisível, etc. Existem heróis imortais e também aqueles que se regeneram, como o Wolverine, por exemplo.

Se você tivesse que escolher um poder, qual seria? E provável que todo mundo tenha uma resposta diferente para essa pergunta, afinal de contas é uma questão cujo a resposta pode ser livre. Ainda assim, é possível que todas girassem em torno de um mesmo desejo. A maioria de nós gostaria de evitar o envelhecimento, e as transformações que ele causa, bem como viver por muitos anos de forma “jovem” e saudável.

Para nós, humanos, essa é uma fantasia que jamais se realizará. No entanto, para as florestas tropicais, ela poderia ser uma realidade – mas nós impedimos. Um novo estudo revelou que as Florestas Tropicais precisam de apenas 20 anos para se regenerarem, mas só seriam capazes de fazer isso se não sofressem interferência humana ao longo desse período. Como é muito difícil pensar em áreas de total respeito ao meio-ambiente, essa capacidade acaba sendo prejudicada e o resultado disso é que as Florestas precisam de muito mais tempo.

A descoberta é fruto de uma pesquisa publicada na revista Science. Segundo estudo, florestas tropicais são capazes de se regenerar quando totalmente abandonadas pelo homem. Em cerca de duas décadas, uma área devastada pode ser capaz de se regenerar com uma chamada “floresta secundária”. Esse termo aponta que aquela vegetação não é original, mas recuperada. Além disso, o estudo aponta ainda a importância dessas florestas no combate as mudanças climáticas e também na recuperação do ecossistema.

PUBLICIDADE

O desmatamento tem atingido estágios alarmantes em todo o mundo, mas as florestas tropicas são sempre um dos alvos mais visados. É comum que áreas imensas sejam planadas para agricultura ou criação de gados, que acabam com a vegetação local, diversidade e saúde do solo. Depois de anos de exploração, geralmente essas terras são abandonadas e foi isso que permitiu ao grupo de pesquisadores a descoberta exposta.

Essas são descobertas realmente animadoras, desde que o ser humano mude seu comportamento. Apesar da devastação ambiental, as evidências apontam que essas áreas seriam capazes de se recuperar. Ao mesmo tempo, existe uma grande preocupação, já que esta recuperação não é integral. Em 20 anos, a área se recupera, mas não atinge os níveis que tinha antes – para isso, é preciso muito mais tempo.

O que estudos como esse revelam é que o ser humano precisa começar a se preocupar um pouco mais com o meio ambiente e com o futuro, porque o comportamento atual gera apenas dano. Um meio-ambiente saudável equivale também a vida humana saudável e de qualidade, o que todo mundo quer.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]