CuriosidadeCotidianoFrio causa gripe ou resfriado?

Frio causa gripe ou resfriado?

Img Mobile - Frio causa gripe ou resfriado?

Quem nunca acordou com sintomas de resfriado ou gripe depois de passar um dia exposto ao frio intenso? Apesar desse fato ser comum, não existem evidências científicas que comprovem que a exposição ao frio cause resfriado.

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, fez um teste com voluntários que foram expostos ao vírus do resfriado comum e depois entraram em permaneceram em ambientes gelados e quentes. O resultado do estudo foi que todos os voluntários ficaram doentes, sendo que a temperatura não interferiu no resultado.

Especialistas dizem que pessoas que pegaram friagem e ficaram doentes fazem parte de uma coincidência. O fato das pessoas ficarem mais resfriadas durante o inverno está relacionado aos vírus respiratórios que circulam em ambientes fechados, e não por causa da temperatura.

Durante o inverno, os vírus que causam resfriados estão mais ativos. Assim, podemos afirmar que o frio não causa resfriado, nem gripe. A baixa temperatura só causa alergias e infecções porque o ar fica mais seco, afetando as mucosas do aparelho respiratório.

Outro mito que merece ser esclarecido diz respeito ao sorvete. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sorvete também não causa resfriados. Então, se você ficou doente depois de tomar um sorvetinho é porque já estava com o vírus no organismo.



+ Sobre essa Curiosidade: Gripe Resfriado Frio Doença
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Não deixe de ver a nuvem Glória da Manhã
  • Por que ficamos de ressaca após bebedeira?
  • Uma compilação de OVNIS feita pela NASA
  • Tudo sobre o Google Allo
  • Top 25 nomes mais curiosos de ruas no Brasil
  • Pesquisa indica o risco das bactérias em lavadoras domésticas
  • O que são motores 2 tempos e 4 tempos?
  • Halo Solar e Lunar

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.