CuriosidadeCotidianoInformações sobre o Café e a Cafeína

Informações sobre o Café e a Cafeína

Img Mobile - Informações sobre o Café e a Cafeína

Um café expresso tem menos cafeína que uma xícara de café coado, você sabia?



Uma xícara de café gotejado (coado) tem cerca de 115 miligramas de cafeína, já um expresso, possui cerca de 80 miligramas, enquanto o café instantâneo tem cerca de 65 miligramas de cafeína. Até o café descafeinado não é totalmente livre da cafeína: ele contém 3 miligramas dela.

Uma lata de Coca-Cola possui cerca de 23 miligramas de cafeína, já a Pepsi possui 25 miligramas. O chá tem cerca de 40 miligramas, enquanto uma barra de chocolate possui cerca de 20 miligramas.

A primeira máquina expressa foi introduzida em 1822, pelos franceses, mas foi aperfeiçoada pelos italianos, que a distribuíram também.

Xícara de café e grãos de café

O café



O café é o estimulante mais consumido no mundo: 4 entre 5 pessoas americanas tomam café, consumindo mais de 400 milhões de xícaras de café por dia. Já nos países escandinavos, o consumo é superior a 12 quilos por pessoa. Com mais de 25 milhões de pessoas trabalhando no setor, o café é uma das maiores indústrias do comércio do mundo.

Embora as pessoas achem que o café tenha sido cultivado numa região perto do Mar Vermelho desde o século VII, um autor árabe do século XV, Shehadin Ben, escreveu que os etíopes foram os povos a degustarem do café. Por volta do século XVI, os cafeeiros estavam todos concentrados na região da Arábia do Iêmen. Depois que o embaixador turco apresentou o café à corte de Luís XIV, no ano de 1669, logo ele caiu no gosto dos europeus.

Anos depois, os holandeses introduziram o café em Java. No ano de 1714, o francês Desclieux plantou um único corte de um cafeeiro na ilha da Martinica. Logos as plantações cresceram e foram da Guiana Francesa para o Brasil e para a América Central. Hoje, em diversas regiões úmidas do mundo, há a plantação do café.

O café instantâneo foi inventado no ano de 1906, pelo Senhor G. Washington, que era um inglês vivendo na Guatemala.


Qual é a origem do café?



O café é a semente de uma cereja do gênero Coffea, que é uma árvore chega a produzir cerca de 1 quilo de café por ano. São mais de 25 tipos de café existentes, mas três deles são os mais comercializados: Robusta, Libéria e Arábica, sendo este, representante de 70% da produção total do café.

A cafeína aumenta o poder da aspirina e outros analgésicos, por isso é encontrada em alguns medicamentos. Ironicamente, a abstinência de cafeína também é uma das causas mais comuns de dores de cabeça. As mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia também têm um risco aumentado de desenvolver osteoporose. Isso, no entanto, pode ser compensado pelo consumo de leite ou iogurte para substituir o cálcio perdido. A maioria dos estudos descobriu que o alto consumo de cafeína prejudica a fertilidade, e tomado durante a gravidez pode causar parto prematuro ou defeituoso.

Para fazer uma um café expresso, são necessários 42 grãos de café.



+ Sobre essa Curiosidade: Café Cafeína
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Café vicia?

    Os brasileiros amam café, e esta bebida faz parte da rotina dos cidadãos. O hábito de beber café está na cultura brasileira de uma forma natural, mas é prec...
    Leram 24930 Vezes

  • Cafeína deixa as pessoas burras?

    Uma pesquisa demonstrou que uma maneira simples de aumentar a inteligência é cortar a ingestão de cafeína. Segundo os pesquisadores, o consumo de café pode ...
    Leram 17802 Vezes

  • A curiosa história do café

    O café uma das bebidas mais populares do mundo. Essa bebida está relacionada à história de vários países e tomou conta do mundo. O café é muito importante p...
    Leram 12132 Vezes

  • Origem do café

    Nada melhor do que acordar pela manhã e sentir aquele cheirinho de café novo. Entre os brasileiros, o cafezinho é hábito e paixão. Mas é certo que nem todos...
    Leram 11379 Vezes

  • Empresa quer misturar maconha ao café

    Que tal acordar de manhã e preparar um café torrado com maconha? Essa é a ideia de uma empresa de San Diego, nos Estados Unidos. A companhia pretende lançar...
    Leram 8652 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Um dia a internet pode acabar?
  • Top 10 reis do camarote no Brasil e no Mundo
  • Top 10 pessoas mais ricas do mundo em 2016
  • Jovem afegão ficou 15 anos com um lápis em seu cérebro
  • Um furacão cósmico que gira a cerca de 32 milhões de km/h está rasgando nosso Universo
  • Bizarras faces em nuvens
  • É ilegal juiz usar em benefício próprio bens apreendidos?
  • Homens podem se sentir ameaçados por chefes do sexo feminino

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.