Cotidiano

Com que frequência você deve trocar sua escova de dentes?

Saiba como manter sua saúde em dia! Veja com que frequência você deve trocar sua escova de dentes.

Como muitas outras tarefas ao longo do dia, escovar os dentes se tornou para muitos uma tarefa indispensável; você acorda e escova os dentes, você come e escova os dentes, vai para a cama depois de escovar os dentes… Então, sendo uma tarefa que você executa várias vezes ao longo do dia, na melhor das hipóteses, você deve certifique-se de que tudo esteja perfeito, até mesmo o estado de sua escova.

De acordo com a fundação espanhola Dental, você deve trocar a sua escova de dentes a cada três meses e se estiver resfriado, gripado ou com qualquer outro tipo de infecção que afete a cavidade oral, você deve trocar a sua escova para evitar que os germes/bactérias/vírus da doença fique na escova. É claro que quanto mais você usa, menos meses de vida sua escova terá.

Escovas de dente e creme dental

Quando você perceber que as cerdas de sua escova começam a dobrar, você deve mudar por um motivo simples; A limpeza feita com uma escova nesse estado não é eficaz! Um estudo realizado em 2015 determinou que uma escova colocada em um banheiro comum poderia até ser infectada com uma bactéria fecal.

ANÚNCIOS

Segundo a teoria de Lauren Aber, um dos autores desse estudo, ter uma escova de dentes em um lugar que outras pessoas acessam, além de você, é algo extremamente perigoso e a explicação é muito simples. Quando você mora sozinho, os vírus, germes ou parasitas que você pode transferir para sua escova de dentes fazem parte da sua flora normal, no entanto, se houver mais pessoas acessando a área, você pode encontrar contaminantes aos quais seu corpo reage negativamente.

Qualquer um encontraria uma solução lógica e eficaz, a colocação de uma tampa que cobria nossa escova de dentes, não é?

Escova de dente com tampa

ANÚNCIOS

Bem, você está errado! Segundo Aber:

“ISSO NÃO PROTEGE UMA ESCOVA DE DENTES DE UM CRESCIMENTO BACTERIANO, QUE, NA VERDADE, NÃO PROPORCIONA UM AMBIENTE MAIS ADEQUADO EM QUE AS BACTÉRIAS PODEM CRESCER E DESENVOLVER, MANTENDO AS CERDAS MOLHADAS E NÃO PERMITINDO QUE A CABEÇA DA ESCOVA FIQUE SECA ENTRE USOS”.

Em outro estudo anterior, este em 2007, esta afirmação foi confirmada.

Crianças escovando o dente

Para manter uma boa higiene bucal, devemos também levar em conta, além de trocar a escova de dentes regularmente, para manter sua boca longe de possíveis germes. Conseguiremos isso não cobrindo a escova com as tampas acima mencionadas e colocando a escova na posição vertical. Uma escova deve sempre ficar nessa posição e devemos secar as cerdas entre cada uso. Isso é vital para evitar germes.

Veja mais:

Por que após escovar os dentes dá sede?

A Origem da Escova de Dentes

Sobre o Autor