CuriosidadeInvençõesO Criador dos Prêmios Nobel

O Criador dos Prêmios Nobel

Img Mobile - O Criador dos Prêmios Nobel

O criador do Prêmio Nobel é chamado Alfred B. Nobel, um empresário e inventor responsável pela criação da dinamite e dos explosivos. O prêmio mais famoso do mundo é resultado de uma reflexão de Nobel sobre o uso de suas invenções para fins bélicos.

O Prêmio Nobel já existe há mais de 100 anos e concede honrarias e valores em dinheiro para pessoas que se destacam na literatura, na paz, na economia, na medicina e nas ciências. Alfred Nobel era sueco e fez grande fortuna como fabricante de munições. Depois de sua morte, Nobel não deixou herdeiros e direcionou sua fortuna para a criação da Fundação Nobel, que se dedica a homenagear pessoas que beneficiam a humanidade.

A criação do Prêmio Nobel aconteceu depois que o irmão de Alfred Nobel faleceu. Este momento de reflexão fez com que Nobel entendesse que ele seria lembrado como o homem que havia possibilitado a morte de muitas pessoas com suas invenções. O empresário tomou consciência de que não queria ser lembrado dessa maneira e resolveu estabelecer os prêmios.

Os diversos prêmios são concedidos anualmente, e os laureados recebem uma medalha de ouro, um diploma e um valor em dinheiro. Os prêmios são estimados, em média, em 8 milhões de coroas suecas, cerca de 1,2 milhões de dólares, e podem ser divididos entre, no máximo, 3 pessoas.



+ Sobre essa Curiosidade: Dinamite Nitroglicerina Prêmio Nobel Nobel
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Top 10 descobertas científicas que mudaram a humanidade
  • Curiosidades sobre datas comemorátivas
  • Mamute super preservado é encontrado por Russos
  • A maior cratera da Terra
  • 5 casos extraordinários de sobrevivência que mais parecem milagre
  • Quem criou o futebol?
  • O que são sites de financiamento coletivo?
  • Quais os pedidos mais inusitados dos protestos Brasileiros?

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.