O desenvolvimento de Airbags para Motos

O desenvolvimento de Airbags para Motos
Por Juliana Miranda

Muitas pessoas gostam de motos, mas acabam optando por um carro no momento de escolher um veículo por causa da segurança. As motocicletas que estão à venda no mercado atualmente não garantem estabilidade e proteção para os motoristas.

A insegurança do veículo de duas rodas fez com que as motos ficassem marcadas como meios de locomoção perigosos, onde o motociclista é o para-choque. Por este motivo, engenheiros e designers trabalham no desenvolvimento de airbags para motos.

Um projeto avançado de uma roupa especial está em testes. O objetivo é fazer com que a roupa do motociclista se transforme em airbags no caso de algum impacto mais forte. A ideia está sendo trabalhada por Rejean Neron.

O airbag para motos é apresentado como um macacão que infla para proteger o piloto contra lesões durante acidentes de trânsito. Quando a moto sofre um impacto, a roupa infla em apenas cinco centésimos de segundo. O ar comprimido do macacão amortece o impacto.

A roupa especial é formada por duas camadas de tecido e uma camada interna de material elástico fino. O tecido utilizado na roupa é o mesmo que forma os paraquedas.

O criador do macacão ainda procura parceiros para produzir o projeto. Segundo Rejean Neron, sua invenção pode evitar diversos acidentes fatais.