CuriosidadeUniversoO fenômeno da Superlua

O fenômeno da Superlua

Img Mobile - O fenômeno da Superlua

O fenômeno da Superlua é a grande sensação para quem adora a Lua e gosta de admirar sua beleza. Trata-se de um fato que acontece de forma esporádica e apresenta aos homens a Lua Cheia mais bonita de todos os tempos. Durante a Superlua, o satélite natural da Terra aparece nos céus 30% mais brilhante e com um tamanho 14% maior do que o normal.

A Superlua acontece quando a Lua atinge sua fase cheia numa localização próxima ao perigeu, o ponto de órbita lunar que fica mais perto da Terra. O fenômeno nos dá a impressão de uma proximidade maior da Lua em relação à Terra graças ao formato elíptico da órbita, que deixa o satélite natural cerca de 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta.

O evento da Superlua acontece a cada 14 meses. No dia 10 de agosto de 2014, a Superlua atinge sua forma mais bonita da história, fato que só deve se repetir depois de 20 anos. Sendo assim, o próximo evento de grande magnitude acontecerá apenas em 2034.

Durante a Superlua, o tamanho da lua no horizonte parece muito maior. Em boas condições climáticas, a observação da Superlua é uma experiência incrível. O ideal é observar o fenômeno em regiões rurais, onde o céu costuma ser mais limpo.

Uma tabela do Observatório Astronômico de Lisboa mostra de forma detalhada todos os dados relativos à Superlua, como horário e dias exatos do fenômeno até o ano de 2050.



+ Sobre essa Curiosidade: Perigeu Apogeu Fases da Lua

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Como fazer currículo?
  • Como manter um nível saudável de insanidade 2...
  • Curiosidades sobre o Elvis Presley
  • As características que herdamos de nossos pais
  • Immortality Drive, a cápsula do tempo que armazena o DNA humano digitalizado na Estação Espacial
  • Expansão e Fim do Universo
  • Trombetas do Apocalipse, Sons desconhecidos vem assustando o mundo
  • AEROGEL - O Material mais caro do mundo

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.