Cotidiano

O que é a gordura localizada (Lipodistrofia)?

A gordura localizada é a mais complexa de perder e são inúmeros fatores que ajudam no acumulo. Leia mais!

A gordura localizada é a mais complexa de perder e são inúmeros fatores que ajudam no acumulo de gordura e que dificultam a sua perda.

Mas o que é gordura localizada?

A Lipodistrofia ou mais conhecida como gordura localizada é o acúmulo do tecido adiposo em certas partes do corpo, ou seja, é a gordura armazenada em excesso em determinadas áreas do corpo e são mais comuns na região abdominal, atrás do pescoço e nas mamas.

Tipos mais comuns de Gordura Localizada

Existem dois tipos mais comuns de gordura localizada uma na camada subcutânea e outra na camada visceral.
Vamos entender um pouco de cada tipo.

ANÚNCIOS

Camada Subcutânea:

Esse tipo de gordura localizada fica em baixo da pele e seu efeito é mais estético já que não causa nenhum mal à saúde. São os chamados culotes.
Mas não se engane, mesmo não fazendo mal à sai saúde é o mais complicado de perder, pois esse tipo subcutâneo faz com que o metabolismo seja lento e demorar para obedecer aos comandos do organismo.

Camada Visceral:

ANÚNCIOS

A gordura localizada na camada visceral se concentra no interior da cavidade abdominal e se mantem em atividade metabólica dia e noite.
Esse é o tipo de Lipodistrofia mais perigosa, já que aumenta o risco de doenças graves como diabetes e problemas no coração, por exemplo.

Causas

As principais causas da gordura localizada são:

  • Excesso de gordura corporal.
  • Hormônios.
  • Predisposição genética.
  • Excesso de peso.
  • Maus hábitos alimentares.
  • Sedentarismo.
  • Má postura

Leia também: Lista dos 10 países com o maior número de obesos no mundo

Um grande aliado para causar gordura localizada são os alimentos gordurosos. Toda gordura que nosso organismo não gastar como energia, vai ser armazenada em determinadas regiões do corpo, uma forma de reserva de energia, mas que na verdade se torna a gordura localizada.

Em alguns caso não adianta perder peso para que essa gordura seja eliminada.

Tratamento

Tratamento da Lipodistrofia

Os tratamentos incluem uma visita ao medico para que seja feito uma análise completa, somente após exames bem específicos que poderá ser estabelecido o grau de gordura localizada e como trata-la.

Alguns dos tratamentos mais utilizados são:

Ultrassom estético

O ultrassom estético de alta potência pode penetrar na pele cerca de 15 mm, esse ultrassom comprimi e puxa as células adiposas, alternadamente, para que elas se quebrem.

Endermoterapia

Tratamento feito por um profissional e consiste em usar um aparelho especifico que estimula a circulação sanguínea capaz de eliminar a celulite e reduzir a gordura localizada.

Massagem modeladora

Esse tratamento para gordura localizada é feito através de uma massagem com movimentos fortes e profundos, mas que é capaz de atingir camadas fundas da pele, com efeito de quebra de gordura localizada.

Criolipolise

Para esse tratamento é usado um aparelho que tem como objetivo fazer as células de gordura congelarem para que possam ser destruídas.

Mesmo que seja difícil tenha em mente que manter uma alimentação saudável e balanceada junto com a pratica regular de exercícios físicos ajuda a gastar toda gordura que o corpo armazena e se precisar de tratamentos específicos, fique tranquilo, pois todos dão ótimos resultados.

Veja também:

Lista dos 10 países com o maior número de obesos no mundo

Sobre o Autor