Tecnologia

O que é a obsolescência programada?

A obsolescência programada é um conceito que já faz parte da história humana desde 1930. Trata-se de um fenômeno industrial adotado por países capitalistas para estimular a economia e o consumo entre a população.

A obsolescência programada é um tipo de manipulação mercadológica que prevê o descarte rápido de produtos para fazer com que os consumidores continuem comprando. Essa estratégia de mercado consiste em desenvolver produtos frágeis, com curta vida útil e que possam ser constantemente trocados.

Esse conceito é encarado como o motor da sociedade de consumo, pois estimula o desejo de consumir e possuir algo novo. A estratégia começou, de forma lenta, nos anos 20, quando os produtores passaram a desenvolver produtos com menor vida útil.

Um dos casos mais marcantes nesse contexto foi a criação de um cartel para controlar a venda de lâmpadas nos Estados Unidos e na Europa. Em 1924, surgiu o primeiro cartel. O objetivo era fazer com que as lâmpadas durassem cada vez menos tempo.

Veja também: Criador de lâmpada que não estraga é ameaçado de morte.

Para se ter uma ideia, uma das primeiras lâmpadas vendidas na época durava 1500 horas. Em seguida, vieram as lâmpadas de 2500 horas, mas depois do cartel as lâmpadas só deviam durar 1000 horas.

Essa política de consumo das indústrias passou a determinar o tempo de vida útil dos produtos para que eles se tornassem ultrapassados em pouco tempo. Essa seria a estratégia ideal para que o consumidor comprasse novos modelos.

No corpo de bombeiros de Livermore (Califórnia) existe uma lâmpada que permanece acesa de forma ininterrupta (exceto em queda de energia) desde 1901.

Lampa de Livermore, lampada de 1911
Crédito da imagem: Centennialbulb.org.
Acompanhe ao vivo a lâmpada que permanece acessa desde 1901.
Clique aqui: centennialbulb.org/cam.htm

A obsolescência programada estimula a produção de bens de consumo, gerando mais poluição e gasto de energia e matérias-primas do planeta. Atualmente, existe uma nova geração de consumidores que já está indo contra o mercado, o consumismo e a obsolescência programada, o que é considerado um problema para as indústrias que buscam o lucro.
O que é a obsolescência programada?

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Tecnologia