O que é calistenia?

Calistenia é um tipo de ginástica funcional que pode ser feita com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos, corrida, entre outras atividades. Este tipo de exercício melhora o condicionamento físico e ajuda a emagrecer.

O método da Calistenia trabalha com a força corporal. A modalidade de ginástica tem origem sueca e atua com a divisão de oito grupos de exercícios localizados. As atividades podem ser realizadas com música.

Os exercícios são feitos com pequenos acessórios e têm o objetivo de melhorar aspectos fisiológicos. Nas escolas, é comum a prática de calistenia na educação física.

A técnica da calistenia foi criada pelo Dr. Lewis e pela A.C.M, Associação Cristã de Moços. A finalidade era promover a saúde e aprimorar a aptidão física das pessoas.

Esta atividade tem uma execução simples e pode ser realizada por qualquer pessoa. A prática se tornou popular nos anos 80 e esteve presente em várias academias.

Atualmente, a calistenia é vista como uma técnica antiga para tonificar o corpo e emagrecer. Contudo, os exercícios desta modalidade, que usam o peso do corpo como carga para flexões e abdominais, ainda são muito praticados.

Os exercícios com bastões e com música para marcar o ritmo também continuam em alta. Hoje, os princípios da calistenia estão incorporados a diversas modalidades mais modernas, como o crossfit, o treino funcional e o street workout.

O que é calistenia?

Curiosidades Relevantes

Leia Mais