CuriosidadeCotidianoO que é calistenia?

O que é calistenia?

Img Mobile - O que é calistenia?

Calistenia é um tipo de ginástica funcional que pode ser feita com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos, corrida, entre outras atividades. Este tipo de exercício melhora o condicionamento físico e ajuda a emagrecer.

O método da Calistenia trabalha com a força corporal. A modalidade de ginástica tem origem sueca e atua com a divisão de oito grupos de exercícios localizados. As atividades podem ser realizadas com música.

Os exercícios são feitos com pequenos acessórios e têm o objetivo de melhorar aspectos fisiológicos. Nas escolas, é comum a prática de calistenia na educação física.

A técnica da calistenia foi criada pelo Dr. Lewis e pela A.C.M, Associação Cristã de Moços. A finalidade era promover a saúde e aprimorar a aptidão física das pessoas.

Esta atividade tem uma execução simples e pode ser realizada por qualquer pessoa. A prática se tornou popular nos anos 80 e esteve presente em várias academias.

Atualmente, a calistenia é vista como uma técnica antiga para tonificar o corpo e emagrecer. Contudo, os exercícios desta modalidade, que usam o peso do corpo como carga para flexões e abdominais, ainda são muito praticados.

Os exercícios com bastões e com música para marcar o ritmo também continuam em alta. Hoje, os princípios da calistenia estão incorporados a diversas modalidades mais modernas, como o crossfit, o treino funcional e o street workout.



O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A evolução do cerébro humano e seu encolhimento
  • Facebook paga 25.000 libras esterlinas para hackers do bem
  • Por que a pele enruga após banho prolongado?
  • Morte das atrizes de Poltergeist
  • Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?
  • Quanto imposto foi pago no Brasil em 2012?
  • A doença mais antiga do mundo
  • Pesquisa indica o risco das bactérias em lavadoras domésticas

Você Sabia?

Comer maçã ajuda a ficar acordado.