CuriosidadeTecnologiaO que é uma conexão VPN e para que serve?

O que é uma conexão VPN e para que serve?

Img Mobile - O que é uma conexão VPN e para que serve?

Existem diferentes métodos para se conectar à Internet. Um deles é o uso de conexões VPN. Estas siglas correspondem a Rede Privada Virtual, que em espanhol significaria rede virtual privada. Este método tem vários usos cada vez mais difundidos. Você sabe como essas conexões funcionam?

Quando nos conectamos com a Internet, geralmente usamos um livre Wi-Fi através de um roteador com um cabo de rede ou sem fio ou também através de uma rede de dados, tais como o fornecimento de empresas de telefonia usando o modem interno de cada telefone celular. Quando, por exemplo, em uma casa de vários dispositivos estão conectados ao mesmo roteador cria uma rede local em que eles podem compartilhar arquivos sem ter que usar a Internet.

Em essência, uma conexão VPN é isso, mas na Internet. Uma rede na qual existem vários dispositivos conectados uns aos outros sem a necessidade de estarem no mesmo lugar de maneira física. Ou seja, eles podem ser conectados aos mesmos quilômetros de VPN. Por exemplo, em ambientes de trabalho, uma pessoa pode usar a rede local de seu escritório a partir de sua casa e, assim, telecomutar.

Conexão VPN

Conexões VPN servem diferentes áreas:



Evite a censura: usando uma VPN, é possível conectar-se a uma rede que está em outro país. Essa, por exemplo, é uma tática usada em países onde há censura na internet ou blocos geográficos de conteúdo, como na China, onde o acesso ao Facebook é bloqueado, mas pode ser alcançado com essas práticas.

Teletrabalho: como já explicado, uma pessoa pode usar esse tipo de conexão em seu computador doméstico para se conectar à rede do escritório e, por exemplo, para acessar sites que só poderiam ser habilitados em uma rede local.

Mais segurança: conexões VPN criptografam a comunicação através delas e são mais seguras do que usar uma rede Wi-Fi normal. Isso dificulta o acesso a dados pessoais. No entanto, a VPN pode ser perigosa se não se sabe quem é o fornecedor da mesma, porque eles poderiam manter todos os dados e comercializá-los.

Assista:



Leia também:
Como aumentar a velocidade da internet?

O que é a Deep Web?

Dicas para proteger seus dados na internet



+ Sobre essa Curiosidade: Hacker Conexão Internet

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quem descobriu o planeta Júpiter?
  • Os 15 restaurantes mais estranhos do mundo
  • Cerveja feita com essência de roupas íntimas femininas é lançada na Polônia
  • Esquisitices: algumas exigências bizarras para shows
  • Balanço da destruição do Furacão Irma
  • Por que a maioria das pessoas é destra?
  • Do que é feito o salame?
  • Novas magníficas imagens mostram detalhes de terremoto abaixo de Seattle

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.