Animais

O que seu cão faria caso você morresse?

Cães são alguns dos animais mais domesticados e amados pelo ser humano em todo o mundo. É difícil imaginar um lugar onde esses bichinhos não existam, embora é bem provável que esses lugares existam. Por séculos, o ser humano tratou de domesticar os cachorros e hoje eles se comportam exatamente dessa forma: em geral, muito dóceis, leais e adestráveis. Quando você tem um cachorro em casa, dificilmente consegue enxergar traços do animal selvagem e indomável que eles já foram um dia.

Apesar disso, é sempre muito válido procurar se lembrar que cães são animais e podem apresentar ações realmente surpreendentes. Um dos traços de comportamento que os cães possuem, mesmo passado todo esse tempo, e que demostra o quanto esses animais podem ser selvagens é a maneira como os cães ainda são atraídos por carne. Você pode criar um cachorro a base de ração por toda a vida dele, mas dificilmente ele vai rejeitar uma boa porção de carne caso seja oferecida. Mais do que isso, esses animais podem ser atraídos por carne, ainda que não seja ofertada. Deixe um bife descongelando sobre a pia e faça um teste.

A verdade é que, por mais domesticado que seja, um cachorro sempre terá seus instintos. Isso inclui uma probabilidade bastante perturbadora de que o seu cachorrinho de estimação provavelmente tentaria te comer se você morresse (pelo menos, em determinadas condições). Alguns casos sustentam essa ideia, casos que podem ser bastante perturbadores, mas que nos dizem bastante sobre o comportamento desses animais.

Um caso de 2007, por exemplo, acabou sendo alvo de um estudo que apontou o extinto de sobrevivência como um fator crucial nesse tipo de comportamento. No caso, dois cães domésticos foram encontrados depois de cerca de um mês confinados em um prédio com os restos mortais de seu dono. Durante esse período, os animais haviam comido praticamente todo o resto humano do tutor.

ANÚNCIOS

As autoridades chegaram ao local após uma queixa de pessoa desaparecida e se depararam com os animais, um chow chow e um sem raça definida, mas mistura com labrador. A análise da cena não revelou sinais de decomposição no local dos restos humanos, nem sangue ou invólucros de pupa geralmente associados a um cadáver em decomposição. Os ossos estavam quase completamente limpos de tecido mole, exceto por algum ligamento ainda preso aos ossos longos do fêmur, e foram observadas marcas de mordidas e perfurações indicativas de limpeza canina.

A análise sugeriu exatamente que os animais haviam, na falta de uma opção de alimento, consumido os restos mortais de seu próprio dono. Embora perturbador, é necessário dizer que outros casos também já apontaram que cães se alimentariam da carne humana mesmo se existisse outras opções de alimentação disponíveis. Esse tipo de situação não costuma ser tão noticiada, afinal de contas não é sempre que alguém morre e fica preso em um local com cães. Ainda assim, se você já se perguntou sobre isso em algum momento… Saiba que a resposta é um sonoro sim, provavelmente seu cão comeria seus restos mortais nesse tipo de cenário.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]