CuriosidadeUniversoPesquisadores da NASA trabalham em sistema de propulsão a laser para chegar a Marte em 3 dias

Pesquisadores da NASA trabalham em sistema de propulsão a laser para chegar a Marte em 3 dias

Img Mobile - Pesquisadores da NASA trabalham em sistema de propulsão a laser para chegar a Marte em 3 dias

A exploração do espaço já é uma realidade, mas agora a NASA está elevando o nível das pesquisas para estabelecer viagens interestelares. Os cientistas estão lutando para acelerar a velocidade das naves espaciais.

Com a tecnologia atual, estima-se que o homem demoraria em torno de cinco meses para chegar a Marte, mas o cientista da NASA Philip Lubin está trabalhando em um sistema de lasers que seria capaz de colocar uma nave espacial em apenas três dias no Planeta Vermelho.

O sistema fotônico de propulsão conta com o impulso de fótons, que são partículas de luz. Lubin explica que a tecnologia pode ser facilmente ampliada e deve estar disponível para testes em pouco tempo.

Contudo, esse tipo de aceleração requer uma grande quantidade de equipamentos, como um anel de supercondutores. O grande desafio agora é desenvolver esse sistema em uma escala compatível com o tamanho necessário para viagens do homem ao espaço.

Nesta nova tecnologia, os fótons trabalham para impulsionar a nave espacial por meio da energia. É possível gerar impulso suficiente para acelerar gradualmente a nave espacial.

A equipe da NASA ainda não experimentou o sistema, mas seus cálculos mostram que a propulsão fotônica poderia resultar em um ofício robótico de 100 kg que poderia chegar a Marte em apenas três dias. Para naves com capacidade de transportar tripulações humanas, o tempo de viagem seria de aproximadamente um mês, um quinto do tempo que leva o Sistema de Lançamento Espacial (SLS) com o foguete mais poderoso do mundo.

Veja o vídeo:


Leia também:
Chegar a Marte em 42 horas

O verdadeiro benefício da propulsão fotônica seria levar o homem para fora do Sistema Solar e para estrelas vizinhas em um curto espaço de tempo. Atualmente, o sistema não é projetado para mandar seres humanos em distâncias interestelares, mas sim robôs bem equipados para missões de pesquisa e envio da inteligência artificial para sistemas solares distantes.

Fonte: Science Alert.



+ Sobre essa Curiosidade: Marte
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Curiosidades Bíblicas
  • A Origem da Palavra Dinossauro
  • A História da Microsoft
  • Monstro do Lago Ness
  • O Bebê de 10 meses e 1 metro de altura
  • Onde é mais dolorido fazer uma tatuagem?
  • Você tem Oniomania?
  • Top 10 formas prováveis do fim do mundo

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.