Cotidiano

Poço de Jacó: tão lindo quanto perigoso, lugar já causou a morte de mergulhadores

Para a maioria das pessoas, a ideia de mergulhar em um poço, de cerca de 30 metros de profundidade, talvez não seja exatamente algo que dê vontade de tentar. No entanto, existem também aquelas pessoas que parecem ser atraídas por aventuras e desafios, ainda que possam colocar as suas próprias vidas em risco. Essas pessoas geralmente tem prazer com a sensação de adrenalina pelo corpo e não necessariamente são atraídos pela ideia de se colocarem em risco, mas sim pela ideia de desafiarem seus próprios limites.

Mundo a fora, existem diversos lugares que podem entrar nessa categoria. Escalada de montanhas, saltar de paraquedas, fazer bungee jump, mergulhar com tubarões, etc. São muitos os exemplos de atividades que não são exatamente atraentes para todo mundo, mas que são inevitáveis para um grupo de pessoas. E foi exatamente assim que o Poço de Jacó ficou conhecido, por conta da quantidade de aventureiros que se arriscam por lá.

O poço esta localizado na cidade de Wimberley, no Texas (EUA). Para quem olha de fora, sem maiores informações, o poço é muito bonito, mas os perigos não ficam claros. Para entender do que se trata o poço, é preciso entender como ele é formado. Primeiro, existe a entrada principal, aquela vista de fora e que parece um buraco sem fundo. Avalia-se que aquele buraco tenha cerca de 30 metros de profundidade.

PUBLICIDADE

Esta parte do poço é bastante recreativa e moradores da região se divertem ali. Trata-se de uma piscina natural que atrai dezenas de visitantes durante os dias mais quentes. No entanto, não é apenas aquela parte que compõe o poço. Dentro do buraco “principal”, digamos assim, existem saídas para outras 3 câmaras. Cada um desses portais oferecem riscos maiores que o anterior, isso porque são acessos difíceis e muito escuros. Explorando esses pontos, cerca de 8 pessoas já morreram.

O primeiro portal leva a um canal ainda mais profundo que o principal, chegando a impressionantes 80 metros de profundidade. Nele, existe uma fenda que muitos mergulhadores descrevem como uma “armadilha” porque parece ser uma saída, mas na verdade te leva para ainda mais fundo. O segundo portal leva a um outro buraco, tão profundo como o primeiro. Existe ainda um terceiro portal, que é acessado através do segundo, de onde poucos mergulhadores conseguem sair.

PUBLICIDADE

O lugar é conhecido como um destino de lazer para famílias e grupos de amigos, mas que não se arriscam no poço, apenas aproveitam a piscina natural. Quando o assunto é o poço, a coisa muda de figura. O local é muito procurado por mergulhadores experientes e profissionais, mas extremamente não recomendado para mergulhadores amadores.

O Poço de Jacó é conhecido mundo afora, especialmente por aventureiros. É um lugar que atrai pessoas de vários lugares do mundo, para a cidade de Wimberley, que é muito tranquila e dificilmente entraria na rota de tantos viajantes, não fosse o poço. O lugar é realmente apaixonante e muito lindo, mas banhar-se em suas águas não é uma atividade recomendada para qualquer pessoa. Você já conhecia o poço de Jacó?

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]