CuriosidadeCotidianoPor que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?

Por que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?

Img Mobile - Por que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?

Todo mundo adora curtir uma praia ou piscina durante o período de férias, mas voltar ao trabalho ou à escola com  a pele descascando por causa do excesso de sol é sempre um transtorno. A vermelhidão, seguida de descamação da pele, acontecem depois da exposição prolongada aos raios solares sem a proteção necessária.

A ocorrência de ardência e descamação da pele são resultados de um processo de queimadura causado pelos raios UVB, que tendem a acelerar a renovação celular. O processo de recuperação pós-sol passa ainda pela cicatrização da camada inferior da pele.

A falta de cuidado pode causar feridas e marcas na pele, por isso o mais adequado é hidratar a região da descamação e tomar muita água para hidratar o organismo.

Resumindo, a pele descasca depois do excesso de exposição ao sol porque os raios solares aceleram o processo natural de renovação da pele. Nesse processo, a proliferação das células acontece de forma muito rápida, aumentando também o risco de câncer de pele.

As reações que levam à descamação da pele acontecem na epiderme, faixa mais superficial do órgão. Os raios ultravioleta do sol são os responsáveis pelo processo, pois penetram em todas as células da epiderme e atingem o DNA, estimulando a multiplicação descontrolada das células e levando muitas células à morte por desidratação.

Assim, a pele cria uma camada grossa que descasca e abre espaço para novas células. O processo de descamação pode durar uma semana.



+ Sobre essa Curiosidade: Praia Insolação
Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Como sabem o dia de início e fim de uma estação?
  • Pessoas inteligentes são mais tristes?
  • A técnica de Elon Musk para aprender e entender rapidamente qualquer coisa
  • Livro do século XVIII prova que OVNIs visitaram a Terra há 300 anos
  • Alguns Xampus contém um ingrediente cancerígeno, o lauril sulfato de sódio
  • Você tem um drone? Você sabia que no Brasil é obrigatório cadastrar ele na ANAC?
  • Quais as maiores curiosidades humanas?
  • Ovelha sul-africana nasce com aspecto assustador

Você Sabia?

A pele humana é renovada 1.000 vezes ao longo da vida.