Cotidiano

Quais as maiores religiões do mundo?

Relatos envolvendo experiências religiosas ou místicas existem desde os primórdios da civilização humana.

O pensamento religioso é algo inerente à  natureza do homem, a maioria das civilizações, mesmo apresentando práticas culturais distintas e formas específicas de organização social, demonstra algum tipo de conexão com o que se convencionou chamar de “divino”.

Teólogos, antropólogos e historiadores dividem as religiões em 3 grandes blocos: panteístas, politeístas e monoteístas.

As mais antigas são as religiões panteístas, a principal característica do panteísmo é o antropomorfismo, que representa a não diferenciação entre deus e a natureza, de acordo com essa crença tudo faz parte de um mesmo todo indivisível.

O politeísmo defende a crença em várias divindades ao mesmo tempo, contudo existe uma estrutura formadora onde cada deus ou divindade desempenha uma função específica e apresenta um conjunto de qualidades distintas.

ANÚNCIOS

A crença em apenas um Deus é conhecida como monoteísmo, trata-se de um pensamento mais recente, mas que constitui a base fundamental das principais religiões praticadas no mundo ocidental, o Catolicismo, o Espiritismo e o Protestantismo.

De acordo com o blog da revista Superinteressante (http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo/ ), o Cristianismo é a religião que possui maior número de adeptos, algo em torno dos 2,2 bilhões. Em segundo lugar vem o Islamismo, e em terceiro, o Hinduísmo.

Sobre o Autor